Na estrada até Leiria, o Rio Ave ficou em primeiro, num grupo com Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Sporting da Covilhã, enquanto que o Benfica também se classificou em primeiro, num grupo com Nacional, Gil Vicente e Leixões.

Nas meias finais, o Benfica bateu o FC Porto nas grandes penalidades, enquanto o Rio Ave bateu o Braga por 2-1. O árbitro nomeado para a partida decisiva desta quarta-feira é Hugo Miguel, de 37 anos. Durante a Liga 2013/2014, o Benfica bateu o Rio Ave nas duas ocasiões, na Luz por 4-0 e em Vila do Conde por 1-3.

Estatística favorece o Benfica

Estes são os mais recentes encontros entre as duas equipas, que, num histórico de 45 jogos, registaram 33 vitórias para o Benfica, 9 empates e apenas 3 triunfos para o Rio Ave.

A esta estatística acresce o facto de que o Benfica não sofreu qualquer golo na presente edição da Taça da Liga, embora o Rio Ave tenha marcado até agora 8 golos, o dobro dos tentos obtidos pelos “encarnados”.

Para o Benfica, esta é a primeira de três finais, a que se segue a da Liga Europa, frente ao Sevilha, em Turim, e a da Taça de Portugal, novamente contra o Rio Ave, no Estádio do Jamor.

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa é, assim, o palco do primeiro round entre vila-condenses e “águias”, num jogo com importância diferente para as duas equipas. Às 20h30, pode ser a vez de o Rio Ave fazer a festa na Taça da Liga, pela primeira vez, ou o quinto troféu levantado por Luisão, nesta competição.