De 6 a 10 de junho, Portugal será anfitrião de um evento dedicado inteiramente ao Geocaching. A caça ao tesouro com GPS nasceu a 3 de maio de 2000 e comemora, este ano, 14 primaveras de existência no mundo e 13 em Portugal, onde só chegou em fevereiro de 2001.

O mega evento terá lugar em Sintra e deverá receber perto de 800 geocachers de todo o país e de vários cantos do mundo. Para os cinco dias, estão planeadas caminhadas (diurnas e noturnas), ações de iniciação ao Geocaching, eventos de limpeza em duas zonas de Sintra, e várias outras atividades, como um “chá das cinco” e um piquenique noturno na Serra de Sintra.

Cinco caches no Porto, sugeridas por Nuno Veríssimo

1. “Scuba Diving“, na Marina do Douro
2. “Não percas a cabeça“, em Gaia
3. “Viagem ao Centro da Terra #1
4. “Viagem ao Centro da Terra #2
5. Gravuras rupestres, em Valongo

Nuno Veríssimo, um dos responsáveis pelo geocaching.pt, impulsionador do encontro, lembra que é um evento aberto até a quem nunca participou numa caça ao tesouro destas. No encontro, estarão presentes a mascote do Geocaching, Signal, e um representante do geocaching.com e serão divulgadas cerca de 100 caches novas, criadas especialmente para o evento.

Nuno introduziu-se no Geocaching em 2008 através da esposa, Tânia Costa, e, desde então, tem vindo a praticar a caça ao tesouro quase diariamente. A paixão pela atividade conduziu o casal a abrir a única empresa em Portugal dedicada ao Geocaching – a GeocacherZONE. “Queremos que as pessoas tenham uma boa prática de Geocaching”, explica o geocacher de 36 anos, também envolvido no geocaching.pt.

A página, ainda em construção, “é um projeto para a divulgação do Geocaching em Portugal”. A ideia surgiu há mais de dois anos mas a plataforma só será verdadeiramente lançada a 16 de agosto deste ano, para celebrar o Dia Internacional do Geocaching.

Como Nuno, também Pedro Santos é um dos mais de seis milhões de geocachers existentes em todo o mundo. O engenheiro informático de 33 anos entrou na aventura das caches escondidas em 2008 e é administrador do geopt.org desde 2011.

O fórum, criado a 25 de abril de 2010, é uma das principais plataformas portuguesas em que os praticantes da atividade podem esclarecer dúvidas e partilhar experiências e conta com 7.100 membros registados.

Pedro, tal como Nuno, diz ter visto “crescer a olhos vistos” o número de geocachers em Portugal. Atualmente, existem, aproximadamente, 26.000 caches espalhadas por terras lusas e cerca de dois milhões e 400 pelo planeta.

No que consiste o Geocaching?

Geocaching é uma caça ao tesouro no mundo real, em que os mapas são aparelhos com GPS e o tesouro são caches, isto é, recipientes escondidos.

A filosofia é simples: para participar, é necessário inscrever-se no site, ser detentor de um GPS e ter espírito de aventura e de escape à rotina. A caça começa quando, escolhida a cache, se parte embusca das coordenadas disponibilizadas por quem a escondeu.

Os participantes devem levar tudo o que estiver indicado na descrição online da cache (desde material de escrita, a lupas ou máquina fotográfica) e um objeto para colocar no recipiente. Isto porque, uma vez encontrada a cache, o participante poderá encontrar no seu interior um objeto deixado pelo geocacher anterior e, nesse caso, trocá-lo por um objeto de valor igual ou superior. É igualmente aconselhado escrever-se no logbook existente no interior de cada cache e fazer depois o registo online da visita.