Quem tiver entre 18 e os 25 anos e for, atualmente, estudante do Ensino Superior (licenciatura, mestrado, pós-graduação) já se pode candidatar ao Programa de Estágios Jovens Animadores do Museu da Eletricidade (PEJAME), desenvolvido pela Fundação da Juventude em parceria com a Fundação EDP e o Museu da Eletricidade.

Até 6 de março, as inscrições podem ser feitas aqui e destinam-se, preferencialmente, a jovens que frequentem cursos com componentes em Ciências (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química) ou Artes (Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural).

O objetivo do PEJAME passa pela “valorização das competências dos jovens do ensino superior, que já ‘espreitam’ o mercado de trabalho” e, para isso, oferece aos selecionados “uma bolsa de estágio no valor aproximado de 240 euros por mês, incluindo no período de formação inicial. Durante o estágio, são também reembolsados em relação às despesas de transporte até ao máximo de 45 euros por mês e abrangidos por um Seguro de Acidentes”, informa a organização, em comunicado.

Na verdade, antes da seleção final haverá candidatos pré-selecionados, que terão uma formação inicial, de presença obrigatória, de uma a três semanas, a tempo parcial, ministrada pelo Museu da Eletricidade, em Lisboa. Só depois dessa fase é que se saberá quem participará no PEJAME, que decorre entre 4 de maio e 31 de outubro de 2015.