Lançado a 16 de agosto de 1995, já há muito que o Internet Explorer é o sujeito preferido de muitas piadas internautas, maioritariamente devido à sua lentidão, tecnologia obsoleta e até propensão à entrada de vírus. De forma a combater esta imagem negativa, a Microsoft foi lançando campanhas para melhorar a imagem do navegador, mas sem sucesso.

Assim, a Microsoft aposta este ano numa revolução tecnológica: com a chegada do Windows 10, prevista para meados de 2015, chega também um novo navegador, para já denominado de “Project Spartan”. Este novo browser nada tem a ver com o Internet Explorer, tendo sido construído de raíz e será parte integrante do novo sistema operativo da Microsoft.

No entanto, desengane-se quem pensa que 2015 será o último ano em que levará com a teimosia do Internet Explorer. Este continuará a existir, ainda que apenas direccionado para empresas cujos conteúdos são optimizados para o mesmo. Desta forma, o comum utilizador não terá mais que desesperar com a lentidão do navegador, nem com a sua relutância em acompanhar o desenvolvimento tecnológico.