A Feira do Design de Xangai está de volta de 9 a 12 de março, no Centro de Exposições de Xangai e o coletivo “Português Design” vai marcar presença no evento. O grupo, criado em janeiro, foi impulsionado pela designer Salete Peixinho com o objetivo de ajudar os designers portugueses a divulgar os seus trabalhos lá fora.

Segundo Salete, que é também representante da Associação Nacional de Designers (AND), é difícil para estes profissionais comunicarem os seus trabalhos e deslocarem-se a feiras internacionais “devido aos custos que acarreta uma participação individual”, explicou ao JPN.

A Salete Peixinho juntaram-se Sandra Louro, Marta Vonfriedde e Albertina Oliveira. O “Português Design” é, assim, formado por quatro profissionais, mas já há pedidos para novas adesões e o objetivo é mesmo alargar ao máximo de profissionais de todo o país.

Das quatro designers, apenas Albertina Oliveira vive e trabalha no Algarve estando as restantes profissionais estabelecidas no Porto. O propósito é, contudo, “abranger o mercado nacional”.

O coletivo está, então, aberto a qualquer designer cujo trabalho seja inovador, tenha um “excelente” acabamento e um bom design. “Se responder a estas premissas está enquadrado dentro do nosso perfil, para podermos comunicar lá fora aquilo que nós chamamos de bom design e passar a palavra do que é o design português”, garante a responsável do “Português Design”.

“Nós conseguimos mostrar produtos que eles não têm e é isso que faz a diferença”

Este ano, Salete volta a Xangai com as restantes designers do coletivo “Português Design” e as expectativas são elevadas, até porque já têm várias reuniões agendadas com algumas empresas de Macau.

Segundo a profissional, o design português é muito bem aceite no mercado asiático e é reconhecido pela sua qualidade e pelas matérias primas tradicionais portuguesas, como a cortiça.  “O mercado asiático tem uma grande apetência para o exclusivo. E nós fazemos um design feito por medida e com produtos 100%portugueses. Ou seja, conseguimos dar-lhes uma qualidade e um rigor que só mesmo nós somos capazes de fazer, com produtos ‘premium’ que só nós temos”, garante.

O coletivo “Português Design” vai apresentar-se pela primeira vez na Feira do Design de Xangai, um evento que reúne as melhores marcas de design do mundo e que oferece uma plataforma única de relações comerciais de longo prazo com os compradores privados da Ásia.

“Mais uma vez vamos mostrar aquilo que somos capazes, mostrar as nossas matérias-primas e mostrar aquilo que o design português é: Portugal no seu melhor”, concluiu Salete Peixinho.

 

Artigo editado por Filipa Silva