Os vencedores do PortoCartoon 2016 foram anunciados, esta segunda-feira, no Museu Nacional da Imprensa. A iraniana Mahboobeh Pakdel foi a “cartoonista” vencedora da 18ª edição do PortoCartoon – World Festival. A obra vencedora está subordinada ao tema “O entendimento global” e intitula-se “Emigration”.

A artista utilizou o “drama dos refugiados”, mas de uma forma que pode ser vista como uma “esperança”, refere Luís Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa (MNI). “Ela, no fundo, mostra que, tocando na campainha da Europa, apesar de se fecharem fronteiras e de se levantarem muros, ainda é possível acreditar que é na Europa que pode estar a solução”, explica.

Bernard Bouton, presidente da FEderation of Cartoonists Organisations (FECO) , acredita que “quando se vê um desenho muito bom de um ‘cartoonista’, vê-se o humor negro, vê-se também esperança”.

“Ajudar a pensar” e “denunciar as grandes contradições que existem” são, aliás, os grandes propósitos dos “cartoons” que Luís Marcos destaca. “Os ‘cartoonistas’ são uma voz de esperança, de utopia, de desenvolvimento da perspetiva do entendimento global”, reforça.

O segundo prémio do festival foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia, vencedor do Grande Prémio em 2003. O francês Plantu, caricaturista da primeira página do “Le Monde”, venceu o terceiro prémio com a obra “Viva a Utopia!”, assim como Mihai Ignat, da Roménia, vencedor do Grande Prémio em 2009.

Além dos temas principais, “O Entendimento Global” e a “Utopia”, esta edição contemplou também Prémios Especiais de Caricatura que fizeram homenagem à figura do cinema Charlie Chaplin e à modelo internacional Sara Sampaio. Cau Gomez, do Brasil venceu com uma caricatura de Charlie Chaplin e Marzio L. Mariani, de Itália com uma de Sara Sampaio. O Júri Internacional atribuiu ainda 12 Menções Honrosas a artistas do Brasil, Espanha, Irão (2), Israel, Itália, México (2), Portugal, Rússia, Turquia e Ucrânia.

As obras foram avaliadas por um Júri Internacional composto por Bernard Bouton (presidente da FECO), Luís Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Luís Mendonça (representante da Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP)), Roberto Merino (encenador) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).

Os vencedores da 18ª edição do PortoCartoon recebem troféus desenhados por Siza Vieira, que vão ser entregues durante a cerimónia de abertura da exposição que vai decorrer nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto, em junho.

Artigo editado por Sara Gerivaz