A próxima edição do Clube dos Pensadores vai contar com a presença de Rui Rio, antigo presidente da Câmara do Porto. O evento realiza-se dia 6 de junho.

O convite veio de Joaquim Jorge, o fundador do Clube dos Pensadores (CdP). Rui Rio vai estar presente pela terceira vez no CdP, dia 6 de junho, para falar sobre política.

O ex-autarca do Porto é economista e foi secretário-geral do PSD, com Marcelo Rebelo de Sousa e vice-presidente com Durão Barroso, Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite. Rui Rio foi também apontado como candidato presidencial do partido, mas decidiu afastar-se dessa possibilidade.

O JPN falou com Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, evento que o próprio apelida de “erudito e popular”. Segundo o organizador, “o tema principal da conversa será provavelmente a forma como Rui Rio exerceu o cargo de presidente da Câmara do Porto, abordando também um pouco a regionalização”. No entanto, o fundador do CdP pretende trazer temas da atualidade política para o debate.

Joaquim Jorge não deixou de elogiar o ex-autarca do Porto, afirmando que “ao contrário de muitos políticos, Rui Rio não muda de atitude conforme a sua posição no poder, pois a primeira vez que aceitou o convite [do CdP] era ainda presidente da câmara e agora, apesar de já não o ser, concordou em vir com todo o gosto”.

O Clube dos Pensadores já recebeu nomes de peso em 2016, como Marisa Matias, ex-candidata presidencial do Bloco de Esquerda, Nuno Melo, eurodeputado do CDS/PP, e Assunção Cristas, atual líder do CDS/PP. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores, e Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, foram também convidados. A presença de ambos em Vila Nova de Gaia ainda não é garantida.

O debate com Rui Rio vai ser dia 6 de junho, às 21h30, no hotel Holiday Inn em Gaia.

 

Artigo editado por Filipa Silva