O Porto Welcome Center abriu as portas há duas semanas e está a receber cerca de mil visitantes por dia, afirma Isabel Castro, diretora de marketing do Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa visita guiada ao JPN.
O nome do novo centro de receção turística da Invicta não engana. O “Porto Welcome Center” é um espaço de boas vindas para os turistas que visitam a cidade. Abriu há duas semanas em modo “soft opening” e distingue-se das restantes lojas de turismo por cruzar tecnologia de ponta com o que de melhor há no Porto.
No total, são 450 metros quadrados cheios de tecnologia interativa e de experiências inovadoras. Os melhores locais para visitar, comer e dormir chegam aqui em forma de vídeo, mapas interativos, animações 3D e visitas virtuais.
A capacidade de resposta do equipamento face às necessidades dos clientes vai ser testada até ao dia 27 de setembro, data de inauguração oficial da loja. Até lá, o foco passa por melhorar o conteúdo das instalações e atrair mais turistas.
Leonardo é um turista brasileiro e está a visitar o espaço pela primeira vez. Não esconde o encanto com a loja. “Acho-a magnífica, sobretudo para as pessoas que querem encontrar algo para fazer. A forma como nos identificamos no mapa e vemos as fotografias dos lugares para tomarmos decisões é muito interessante. A minha experiência, desde que entrei, está a ser excelente. Não mudaria nada”, admite.
A mesma opinião não é partilhada por Dorin. A turista holandesa também se mostra surpreendida com o Welcome Center, mas sente o desfasamento entre o interior e o que circunda a loja. “Aqui dentro está tudo muito avançado, mas a área lá fora é pobre”, explica.
O novo espaço, instalado em frente à Estação de São Bento, atrai muitos visitantes. “Esta é a melhor localização que poderíamos ter para a loja”, diz, confiante, Isabel Castro.
O cheiro agradável que se faz sentir à entrada do edifício conquista os turistas e convida os mais curiosos a entrar. Dentro da loja, a promotora virtual, inserida num ecrã interativo, apanha-nos de surpresa. Cumprimenta-nos consoante a hora do dia, reconhece se se trata de homem ou mulher e desafia-nos a explorar o resto do espaço.
Partida aceite, deparamo-nos, logo em frente, com a agenda da semana. Há muito para fazer e toda a informação pode ser descarregada para o telemóvel através de um código QR.
A visita à loja continua e são muitos os turistas seduzidos pelas peças de filigrana e pelos sapatos de Luís Onofre. São alguns dos produtos expostos para venda.
Na zona central da loja encontra-se o motivo de maior fascínio para os turistas. Há um “videowall” onde se pode escrever e desenhar. No final, partilha-se a criação nas redes sociais. O único limite é a criatividade.
Há também uma área com jogos para as crianças, os clientes de amanhã; uma sala onde os turistas viajam a 360 graus, ao interagirem com as fotografias de centenas de regiões do Norte; uma mesa social com informações sobre todos os municípios da região; e uma garrafeira virtual, onde o visitante seleciona o vinho pretendido com a ajuda de um ecrã interativo.
A gastronomia portuense também está em destaque pela mão do chef Marco Gomes. É o responsável pelo bar gourmet. Quem quiser petiscar os pratos do norte pode fazê-lo numa esplanada com vista para o renovado Pátio das Cardosas.
A diversidade e a inovação andam de mãos dadas no Porto Welcome Center. Contas feitas, o investimento de 2,1 milhões de euros no espaço parece estar a dar frutos. “A loja está a apresentar bons resultados”, afirma Isabel Castro, que faz questão de relembrar que o espaço também é dedicado aos portuenses, e não um exclusivo para turistas.
Artigo revisto por Filipa Silva