De 19 a 21 de março vão passar pela FEUP mais de dois mil alunos do ensino secundário, professores e encarregados de educação para a "Semana Profissão: Engenheiro". Liliana Carvalho, da organização, acredita que a engenharia está na moda.
Promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a “Semana Profissão: Engenheiro” (SPE) dá a oportunidade aos alunos do ensino secundário, professores e encarregados de educação de conhecer as diferentes áreas da engenharia.
Ao JPN, Liliana Carvalho, responsável pela organização do evento, realçou que a edição deste ano é a maior de sempre, com mais de dois mil inscritos provenientes de 90 escolas, “de Vila Real a Leiria, mas sobretudo do distrito do Porto”.
Até à próxima quarta-feira, 21, vão decorrer na FEUP cerca de 70 atividades “práticas e interativas” direcionadas aos jovens.
As atividades estão distribuídas por 24 percursos distintos que pretendem explorar cinco vertentes da Engenharia: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”.
Existem ainda nove percursos concebidos especificamente para alunos do 12º ano que tenham já uma ideia bem definida da área de Engenharia que pretendem seguir.
A decorrer todos os dias do evento e com início às 18h30, a sessão “FEUP – Um mundo de oportunidades” é direcionada a encarregados de educação, professores e psicólogos. As apresentações são “protagonizadas pelos diretores de cada um dos cursos que explicam mais concretamente cada um deles, as saídas profissionais e empregabilidade, que é uma das principais preocupações dos pais”, explica Liliana Carvalho.
“A Engenharia está na moda”
Para pais e filhos, a “Semana Profissão: Engenheiro” pode ser uma mais-valia para ajudar os jovens a explorar as opções do Ensino Superior e a decidirem o caminho que vão seguir.
Salomé Cardoso, da escola Dr. Manuel Laranjeira, de Espinho, diz estar “indecisa” e por isso se inscreveu no evento.
Madalena Encarnação veio da Figueira da Foz. Está no 10º ano e ainda não sabe a área pela qual vai optar quando terminar o secundário. “Estou a gostar muito, são atividades engraçadas, diferentes, e que não temos na nossa escola”, diz a aluna da escola Dr. Joaquim de Carvalho.
Como Madalena, João Silva também tem dúvidas quanto ao que escolher no futuro. “Estou a pensar ir para engenharia, mas ainda não sei qual. Hoje fiquei a conhecer melhor alguns cursos”, afirma o aluno de Ermesinde.
Os participantes do evento podem ainda tentar a sua sorte no concurso “FEUP numa palavra”, a decorrer no Instagram. O desafio é criar um vídeo de cinco segundos com a palavra que consideram melhor adjetivar a FEUP. O vencedor conquista a oportunidade de “Ser estudante FEUP por um dia” (uma experiência em que pode descobrir como é fazer parte do mundo académico) e ainda uma camisola da faculdade.
Para Liliana Carvalho, o crescente interesse na SPE deve-se sobretudo “ao facto do contacto [da FEUP] com as escolas ser maior”. A responsável da organização acredita que “a engenharia está na moda” e que “quem vem pela primeira vez ao evento não quer deixar de vir”.
A FEUP é a faculdade da UP com maior número de estudantes e cursos. No ano letivo 2016/2017, estavam inscritos naquela instituição quase oito mil estudantes em 84 cursos.
Artigo editado por Filipa Silva