“Será o Ciberjornalismo um espaço público seguro?” A resposta vai procurá-la dar, esta terça-feira, a quinta edição da conferência anual “Jornalismo Frankenstein”, este ano dedicada ao tema “A liberdade de expressão e o discurso do ódio no ciberespaço”.

O evento, organizado pelos finalistas de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona do Porto, decorre este ano em formato 100% digital, através da transmissão pública e em direto na página de Facebook do #infomedia.

No centro do debate estará a reflexão em torno dos limites da liberdade de expressão, a construção da opinião pública no ciberespaço, a proliferação do discurso de ódio e os canais de denúncia, detalha a organização.

O programa está organizado em duas sessões. A da manhã, que arranca às 11h30 e se prolonga até às 13h30, terá como convidados o fotojornalista Eduardo Leal, a jornalista Sofia da Palma Rodrigues (Divergente), o advogado e professor universitário Francisco Espinhaço e o jornalista Rui Pereira.

À tarde (15h30-17h30), será a vez de participarem na discussão a professora e investigadora Carla Cerqueira, a jornalista Marta Gonçalves (Expresso), o promotor do movimento Data for Good, Tomás Magalhães e o técnico de comunicação e webmaster do #infomédia Ricardo Marques.