Numa partida a contar para a 4.ª jornada do campeonato, o FC Porto empatou em casa do rival Sporting CP por 2-2, depois de ter estado a vencer até bem perto do final. O empate castigou uma segunda parte de pouca intensidade da equipa orientada por Sérgio Conceição, num jogo com duas metades de ritmos completamente distintos. Nuno Santos, Vietto, Uribe e Corona marcaram os quatro golos do encontro.

Com este empate, os “dragões” somam a segunda jornada consecutiva sem vencer, depois da derrota frente ao Marítimo no jogo anterior, e estão na segunda posição da tabela com os mesmos sete pontos de Sporting CP e Santa Clara. O SL Benfica alargou, assim, a vantagem sobre os adversários para cinco pontos depois de ter batido o Rio Ave nos Arcos este domingo.

Face aos encontros anteriores, e depois das entradas e saídas dos momentos finais da janela de transferências, os dois treinadores apresentaram alterações nos onze iniciais. Sem Danilo e Alex Telles, Sérgio Conceição lançou para jogo o reforço Zaidu para a lateral esquerda e Uribe para acompanhar Sérgio Oliveira no meio-campo, enquanto Marchesín, já recuperado, rendeu Diogo Costa na baliza. 

Por sua vez, Rúben Amorim estreou João Palhinha no meio-campo leonino e promoveu o regresso de Jovane Cabral à titularidade após lesão. Em sentido inverso, o jovem Tiago Tomás e Luciano Vietto caíram do onze para o banco de suplentes, onde ficou também o regressado João Mário.

Início frenético e emoção antes do intervalo

O início do encontro mostrou um FC Porto bastante pressionante e a provocar várias dificuldades ao Sporting CP na construção de jogo a partir de trás. Logo no primeiro minuto, um livre de Sérgio Oliveira obrigou Adán à primeira defesa apertada da partida. Estava dado o mote para uma primeira parte bastante movimentada.

Apesar do melhor arranque dos visitantes, a primeira grande oportunidade foi para os “leões”, com Matheus Nunes a aparecer sozinho na cara de Marchesín, mas a ser incapaz de levar a melhor sobre o argentino. Depois desta ameaça, o Sporting CP acabaria mesmo por chegar à vantagem através de um excelente remate de primeira de Nuno Santos, a responder a um bom cruzamento de Pedro Porro com um corte incompleto de Mbemba.

O FC Porto acusou o golo e a equipa da casa acumulou várias aproximações perigosas à grande área portista nos minutos seguintes. Ainda assim, os “dragões” não demoraram a reencontrar o seu futebol e Uribe, após trabalho individual de Corona, deixou o aviso para o que viria a acontecer minutos mais tarde.

Depois de 15 minutos algo frenéticos e sem que nenhuma equipa conseguisse assentar o seu jogo, o encontro entrou num período de maior acalmia. O FC Porto continuava a recuperar bolas em zona alta e foi através de uma dessas recuperações que chegaria o empate. Na sua estreia a titular, Zaidu fez um cruzamento de qualidade para encontrar o movimento de rutura de Uribe entre os centrais leoninos, com o colombiano a colocar o marcador em 1-1.

A toada de jogo não se alterou nos minutos que se seguiram. Ambas as equipas apresentavam dificuldades a sair de trás, sobretudo a formação de Rúben Amorim, muito dependente dos lançamentos longos para os seus atacantes.

Com a partida a caminho do intervalo, uma transição rápida conduzida por Luis Díaz e finalizada com classe por Corona, a picar a bola sobre Adán, colocou a equipa de Sérgio Conceição a vencer por 2-1.

Apesar do segundo golo portista ter surgido já nos descontos, a primeira parte estendeu-se bastante para lá da hora e com polémica à mistura. Depois de um lance dividido entre Zaidu e Pedro Gonçalves na área portista, o árbitro Luís Godinho assinalou penálti e mostrou o segundo amarelo ao lateral nigeriano. Contudo, as decisões acabariam revertidas com recurso às imagens do videoárbitro e o FC Porto foi mesmo para o intervalo em vantagem. No seguimento do lance, Rúben Amorim foi expulso e viu a segunda parte na bancada.

Segunda parte sem chama

O reatar da partida trouxe um Sporting CP mais perigoso, com Pedro Gonçalves a ser o mais ativo do trio de ataque leonino. Contudo, o segundo tempo não demorou a cair num ritmo baixo e sem grandes motivos de interesse. As oportunidades de golos eram inexistentes, a qualidade do futebol era escassa e as múltiplas substituições pouco fizeram para melhorar a situação.

Rúben Amorim foi quem mais arriscou ao desfazer o trio de centrais para colocar mais jogadores de pendor ofensivo dentro das quatro linhas. No FC Porto, Sérgio Conceição proporcionou a estreia de Felipe Anderson, Toni Martinez e Nanu com a camisola “azul e branca”, enquanto que João Mário teve de esperar pelos dez minutos finais para voltar a fazer um jogo oficial pelos “leões”, quatro anos depois da saída de Alvalade.

Em vantagem, o FC Porto deixou-se adormecer e ofereceu a iniciativa de jogo ao Sporting CP que, mesmo sem criar perigo, foi a melhor equipa durante o segundo tempo. Esse adormecimento acabaria por ser castigado quando, ao minuto 87 e após uma importante recuperação de bola de Palhinha, Vietto aproveitou a recarga a um remate de calcanhar de Sporar para fazer o 2-2.

Até ao final, Taremi ainda teve um remate perigoso, mas o resultado não sofreu quaisquer alterações. Com este empate, o FC Porto segue na segunda posição com sete pontos, os mesmos que o Sporting CP, embora os “leões” tenham um jogo a menos. 

Substituições não resultaram

No final do encontro, Sérgio Conceição lamentou a exibição menos bem conseguida no segundo tempo e mostrou-se desiludido com a “falta de agressividade pouco normal” da sua equipa, algo que se notou sobretudo nos jogadores que acabaram de se juntar ao plantel. 

O técnico portista admitiu ainda que a equipa não melhorou com as substituições. Ainda assim, numa análise global à partida, considerou que foi um bom jogo e “uma primeira parte com boa intensidade”.

“Sporting foi de longe a melhor equipa”

Por sua vez, Rúben Amorim não teve problemas em afirmar que o Sporting CP foi a melhor equipa em campo e merecia ter ganho. “Orgulhoso dos jogadores” que deram tudo para vencer, o treinador dos “leões” lamentou os erros de arbitragem e lembrou que este resultado foi apenas um empate com o FC Porto e que a sua equipa perdeu dois pontos. Frederico Varandas, Presidente dos Sporting CP, também esteve presente na conferência de imprensa para comentar os lances de arbitragem.

Na próxima jornada, o FC Porto recebe o Gil Vicente, enquanto o Sporting CP desloca-se aos Açores para enfrentar o Santa Clara. Antes disso, a equipa de Sérgio Conceição vai a Inglaterra enfrentar o Manchester City em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Artigo editado por Filipa Silva