O projeto foi escolhido em 1989, a primeira pedra foi fixada em 1996, mas só no ano 2000 ficava pronta a obra – uma das maiores realizadas no Porto na viragem do século – que é desde então a casa da maior unidade orgânica da Universidade do Porto, a Faculdade de Engenharia (FEUP).

A instituição tem por isso um programa comemorativo para assinalar os 20 anos da mudança de instalações da Baixa do Porto, na Rua dos Bragas, para Paranhos, na zona da Asprela, onde hoje convive com muitas outras escolas de ensino superior.

É essa mudança e a obra de engenharia instalada na Asprela que vão estar esta terça-feira em debate no arranque do ciclo “Destino: Asprela”, co-organizado com a Casa da Arquitetura.

Entre os principais oradores da sessão (transmitida a partir das 17h00 na FEUPtv) estão José Marques dos Santos, diretor da FEUP entre 1990 e 2001, e antigo reitor da Universidade do Porto, e António Silva Cardoso, vice-reitor com o pelouro do património edificado, moderados por Carlos Costa, sucessor de Marques dos Santos na direção da faculdade, que assumiu de 2001 a 2010.

Considerada uma das “100 Obras mais notáveis construídas no Século XX” pela Ordem dos Engenheiros, a “nova” casa da FEUP tem outras iniciativas preparadas para comemorar os 20 anos da abertura de portas. Além de outros debates – o próximo é dia 22 de novembro na Casa da Arquitetura – há um programa de exposições, que arranca em janeiro de 2021, e uma “Cápsula do Tempo” em construção.

Com o objetivo de documentar este momento emblemático da história da instituição, a FEUP sugere a todos os que tenham fotografias ou outros registos relacionados com o processo de mudança para os partilharem.