Ainda não foram contados todos os votos nos EUA, depois das eleições que tiveram lugar na terça-feira, mas Joe Biden lidera para já a contagem com 50.5% dos votos, contra os 47.7% de Donald Trump. O candidato dos democratas conta com 253 votos no Colégio Eleitoral, enquanto o atual presidente norte-americano, Donald Trump, tem assegurados 214. Alguns dos estados que tinham Trump na frente, nas últimas horas colocaram o antigo vice-presidente na liderança, o que o coloca cada vez mais perto de ser declarado vencedor. São precisos 270 votos para ganhar a eleição.

Vamos por estados.

Pensilvânia

Estão em jogo 20 votos eleitorais. Já foram contados 95% dos votos neste estado, onde os dois candidatos apostaram de forma intensiva na campanha. Joe Biden ultrapassou esta sexta-feira Donald Trump (49.4% contra 49.3%). Faltam contar cerca de 250.000 votos e os candidatos têm uma diferença tangencial, de quase nove mil votos.

Geórgia

Este estado elege 16 eleitores. Faltam contar 2% dos votos. Donald Trump esteve na liderança desde terça-feira até esta manhã, quando Biden passou para a frente e está atualmente com uma vantagem de cerca de mil votos, ambos com 49.4%. O estado da Georgia anunciou entretanto que vai recontar os votos.

Nevada

Este estado do Oeste elege seis Grandes Eleitores para o Colégio Eleitoral. Já foram contados 92% dos votos. Joe Biden lidera atualmente, com 49.9% contra 48.1% de Donald Trump. Faltam ser contados cerca de 190.000 votos, mas o Estado continua a aceitar votos por correio até à próxima semana.

Carolina do Norte

Em causa, estão 15 votos no Colégio Eleitoral. Já foram apurados 95% dos votos. A vantagem, para já, é de Donald Trump (50%) sobre Joe Biden (48.6%). Mas, os votos por correspondência enviados até ao dia da eleição, 3 de novembro, são aceites até nove dias depois, 12 de novembro.

Arizona

Este estado elege onze votos eleitorais. 92% dos votos neste Estado já foram apurados. Na noite eleitoral, foi projetado para Biden que continua na frente, mas a vantagem está a ficar mais pequena. Biden conta com 50% contra 48,6% de Trump. A contagem vai continuar durante todo o dia e aguardam-se mais resultados durante a noite.

Canais de televisão cortam discurso de Donald Trump

O atual presidente, Donald Trump, dirigiu-se aos norte-americanos esta quinta-feira à noite, pela primeira vez, desde a noite eleitoral. Como já tem feito várias vezes, disse que a eleição foi fraudulenta, mas não apresentou provas. “Se contarmos os votos legais, ganho facilmente, se contarmos os votos ilegais, eles podem tentar roubar-nos as eleições”, disse. Mas todos os votos que estão a ser contados neste momento cumprem a lei do país.

Trump fez várias acusações ao sistema eleitoral, mas não desenvolveu os indícios em que as baseia. Disse também que a sua equipa está a avançar com processos judiciais no Wisconsin, Michigan, Geórgia, Nevada e Pensilvânia.

Afirmou que as sondagens dos últimos dias foram manipuladas. “Vimos isso, por exemplo, na Carolina do Norte: estávamos muito à frente na noite eleitoral e, embora ainda continuemos à frente, a distância já não é tão grande. Arranjaram os votos que precisavam. E é engraçado como estes votos posteriores são só para um lado.”

De facto, muitos foram os que prenunciaram que o voto por correio penderia mais a favor dos democratas, enquanto o voto presencial terá sido mais a opção do eleitorado republicano. É o que parecem estar a dizer as contagens ainda em aberto. De uma forma geral, os votos presenciais começaram a ser contados primeiro e só depois começou o apuramento dos votos por correio. Assim, Trump começou com grande vantagem em estados como a Carolina do Norte, vantagem esta que foi diminuindo.

A polémica, pela sua parte, vai crescendo e esta madrugada chegou às televisões. Três canais norte-americanos – ABC, NBC e a CBS -, pararam a emissão do discurso presidencial em direto, justificando a decisão com a falta de evidências para comprovar fraude eleitoral no escrutínio.

“Novamente, encontramo-nos na estranha posição de não apenas interromper o presidente dos Estados Unidos da América, mas também corrigi-lo”, disse Brian Williams, pivô da MSNBC.

A CNN não cortou a transmissão, mas foi corrigindo as informações de Trump. No final, o pivô Jake Tapper disse: “Que noite triste para os Estados Unidos da América, para ouvirem o seu Presidente acusar falsamente pessoas de roubarem as eleições e atacar a democracia com este banquete de mentiras.”

Quanto a Joe Biden, e de acordo com o que está a ser avançado pela CNN, deverá discursar esta noite em horário nobre para os norte-americanos. A contagem de votos prossegue e não há ainda uma perspetiva clara sobre até quando se vai prolongar.

Artigo editado por Filipa Silva

Este trabalho foi originalmente realizado para o jornal O Impresso no âmbito da disciplina de AIJ/Online e Imprensa – 3.º ano