Estão abertas as candidaturas para estágios em diversas instituições europeias – direções, agências e outras entidades -, sobretudo na área da administrativa, durante o mês de janeiro. O programa Blue Book abre duas vezes por ano oportunidades para estágios remunerados de cinco meses.

Qualquer pessoa detentora de uma licenciatura, sem qualquer limite de idade, pode candidatar-se. Os candidatos não podem ter mais de seis semanas de experiência de trabalho anterior numa instituição europeia.

Para uma vaga administrativa, é preciso conhecimento de nível C1/2 – “muito bom” – de pelo menos duas línguas oficiais da União Europeia (UE) e uma delas tem de ser o inglês, o francês ou o alemão. Para o lugar de tradutor, o interessado tem de ser capaz de traduzir para a língua nativa duas outras línguas oficiais da UE.

As vagas atuais são relativas ao período de estágio de 1 de outubro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022. O processo de candidatura decorre até 29 de janeiro.

Já o programa Junior Professionals oferece oportunidades a cidadãos de um Estado-Membro da União Europeia de fazer um estágio pago numa das suas 143 delegações. Qualquer pessoa detentora de uma licenciatura também se pode candidatar a este programa.

Os candidatos têm de ter um excelente conhecimento de inglês ou francês e experiência anterior em atividades extra-curriculares, como voluntariado, é valorizada. Haverá no mínimo duas vagas por cada Estado-membro, ou seja, dois candidatos de Portugal podem entrar no programa.

As candidaturas devem ser dirigidas exclusivamente às autoridades europeias e estão abertas até 31 de janeiro.

Artigo editado por Filipa Silva