As propostas prevêem a requalificação das Escolas Secundarias de São Pedro da Cova e de Valbom e da Unidade de Saúde de Gondomar. A autarquia estima investir cerca de 10 milhões de euros.

A intervenção visa melhorar as condições das instalações. Foto: Pexels/JPN

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, esta sexta-feira (8), por unanimidade a requalificação das escolas de São Pedro da Cova, no valor de 3,1 milhões, e de Valbom, no valor de 3,2 milhões de euros, e da Unidade de Saúde de Gondomar, no valor de 3,5 milhões de euros.

A intervenção no edifício visa melhorar as condições das instalações da escola: “serão eliminados todos os problemas de infiltrações existentes, serão melhoradas as condições térmicas da escola, serão refeitas e/ou reparadas as redes de águas (abastecimento, residuais e pluviais) e será revista toda a instalação elétrica e de telecomunicações“, pode ler-se numa nota. O prazo de execução previsto é de 18 meses.

A autarquia pretende intervir também na Escola Secundária de Valbom, que é sede do Agrupamento e está em funcionamento desde 1987, e aponta para um prazo de execução de um ano. Durante a intervenção, vão ser requalificados os espaços exteriores, “contando com a renovação dos pavimentos e das marcações dos campos de jogos existentes” e vai ser feita uma “reorganização funcional interna” de alguns pavilhões.

Ainda na proposta, a Câmara Municipal de Gondomar prevê a requalificação e ampliação da Unidade de Saúde de Gondomar (São Cosme), na qual estão albergadas as Unidades de Saúde Familiar do Monte Crasto, Renascer e Sete Caminhos. Para esta obra, a autarquia indica um prazo de execução de 12 meses.

Editado por Inês Pinto Pereira