O Politécnico do Porto (P.Porto) inaugurou, na sexta-feira, os espaços P.Praça na Escola Superior de Educação (ESE) e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). As duas escolas passam a ter assim novas áreas de restauração, que partilham o mesmo conceito.

Um conceito que privilegia o conforto e infraestruturas modernas. As áreas, sendo de restauração, também são descritas como espaços “de convívio, estudo e cultura“, segundo o Politécnico do Porto. Os dois espaços P.Praça estão abertos 24 horas por dia à comunidade académica do Politécnico do Porto e a terceiros, com diferenças nos preços da ementa.

O presidente do instituto politécnico, João Rocha, destacou, na inauguração, que estes são os primeiros espaços inaugurados na sequência do plano de construção iniciado há cerca de dois anos. No total, serão 27 milhões de euros gastos em intervenções nas unidades orgânicas do P.Porto.

“Com esta pandemia, todos aprendemos que o ensino à distância é possível, mas isso não impede que as pessoas estejam nas escolas”, referiu João Rocha. Por isso, o presidente do P.Porto refere a importância de haver “espaços onde as pessoas possam partilhar momentos de convívio e lazer“.

O administrador dos Serviços de Ação Social (SAS) do Instituto Politécnico do Porto também marcou presença nas inaugurações. Ivo Santos apresentou o Plano Estratégico 2020-2030 de Alimentação, Nutrição e Sustentabilidade do instituto.

O objetivo é garantir “o acesso equitativo à alimentação“, através das variadas áreas alimentares dos SAS. “Fazia falta um espaço destes [P.Praça]. Certamente que nos ajudará a implementar o plano estratégico”, garantiu Ivo Santos.

A presidente da ESE, Prudência Coimbra, e o presidente do ISCAP, Fernando Magalhães, elogiaram a nova área multidisciplinar. “Ambas as estruturas são fundamentais para qualquer comunidade escolar“, afirmou Coimbra.

Para Fernando Magalhães, os dois bares e um restaurante, já utilizados pelo ISCAP, “não eram suficientes” para dar resposta a uma escola com 4.300 alunos. A nova cantina vem assim “dar resposta aos almoços e jantares, para além de ajudarem os alunos a estudar”, explicou.

A presidente da ESE revelou que a chegada do P.Praça à instituição “era de grande urgência, dadas as condições precárias” da escola. Prudência Coimbra alertou para o subfinanciamento do Ensino Superior, mas acredita que hoje há “um esforço para conquistar novos espaços e desenvolver parcerias interessantes”. “A educação é uma área de investimento com retorno seguro“, declarou.

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, concelho onde se localiza o ISCAP, destacou que a zona de restauração “não se trata só de um serviço novo, mas uma promoção de momentos de encontro num ano tão difícil“.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior discursou no final de ambas as inaugurações, apontando que a pandemia “trouxe uma evidência clara que as instituições de ensino superior são seguras“. Para Manuel Heitor, os espaços de encontro entre pessoas “são uma componente intríseca” à educação. O membro do Governo não tem dúvidas que o P.Praça é “uma iniciativa que estimula a interação”.

Nos últimos cinco anos, o Estado aumentou “em cerca de 26% as dotações das instituições de ensino superior”, valor que o ministro sabe “não ser suficiente”, havendo por isso a necessidade de “aumentar mais”. Manuel Heitor aponta para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia como uma oportunidade para aumentar o orçamento de toda a Europa na educação. “Implica duplicar o investimento público e multiplicar por mais de três vezes o investimento privado“, explicou o Ministro.

Artigo editado por Filipa Silva