A Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) anunciou, esta semana, a criação da Bolsa Passos Manuel, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal.

O novo apoio destina-se a famílias que tenham pelo menos um elemento a estudar no Ensino Superior, inscrito ao nível da licenciatura ou do mestrado integrado, e que tenha sofrido uma quebra de rendimentos no contexto da pandemia ou que se encontre “em situação de vulnerabilidade económica”, avança a autarquia no seu site.

O valor de referência do apoio é o Indexante de Apoios Sociais (IAS), sendo de um IAS no caso dos estudantes não deslocados (439 euros) e de dois IAS no caso dos que estudem a mais de 50 quilómetros de casa (878 euros).

A CMM tem 80 mil euros para investir na medida.

Para beneficiar da bolsa, o agregado deve ter residência em Matosinhos, não ter dívidas ao município, nem às Finanças ou à Segurança Social. Quanto à quebra de rendimentos, podem candidatar-se as famílias “que comprovadamente tenham auferido uma redução no seu rendimento semestral disponível igual ou superior a 10% face ao período homólogo do ano anterior” ou então que tenham tido “três meses consecutivos com quebra de rendimento mensal de 15%”.

As candidaturas terminam no próximo domingo, dia 17, e podem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no site oficial da autarquia.