Na sequência do decreto governamental ontem publicado, que enquadra o novo estado de emergência que teve início às 00h00 desta sexta-feira, as câmara municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia encerraram os seus equipamentos culturais e desportivos.

No Porto, fecharam as portas o Teatro Municipal – Rivoli e Campo Alegre, a Galeria Municipal do Porto, as Bibliotecas Municipais, as piscinas, ginásios e “grandes campos da rede municipal”. Foram também suspensos os programas Domingos em Forma e Dias com Energia.

Mantém-se aberto o Skate Park de Ramalde. A autarquia nota que será também exceção a realização de “atividades de treino e competitivas” de caráter profissional e equiparado, desde que sem público. É o que acontecerá esta noite, no Estádio do Dragão, com o encontro entre o FC Porto e o SL Benfica.

Em Gaia, “manter-se-à apenas em funcionamento a atividade da Escola Ciência Viva de Gaia, a funcionar no Parque Biológico”, informou a autarquia em resposta ao JPN.

De resto, estarão encerrados todos os parques e jardins zoológicos, todos os equipamentos desportivos (com exceção dos balneários públicos) e vários equipamentos culturais, como o Cine Teatro Eduardo Brazão, a Biblioteca Pública Municipal, a Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, o Espaço Corpus Christi, o Solar Condes de Resende e o Auditório Municipal de Gaia.