Portugal entrou no Campeonato do Mundo de Andebol a vencer, ao derrotar a Islândia, esta quinta-feira à noite, por 25-23, no primeiro jogo do grupo F. O encontro estava apontado pelos especialistas como o jogo teoricamente mais difícil da primeira fase.

Na disputa decorrida na New Administrative Capital, no Egito, a seleção portuguesa encontrou pela terceira vez no espaço de uma semana a Islândia, após o triunfo da seleção lusa por 26-24, em Matosinhos, e da vitória nórdica, por 32-23, em Reiquiavique, em jogos referentes à qualificação para o Europeu de 2022.

Já esta quinta-feira, Portugal entrou a perder, mas conseguiu manter-se no jogo e até chegou ao intervalo a vencer por 11-10. Na segunda parte, a equipa portuguesa não largou a vantagem e confirmou a vitória face à Islândia.

Miguel Martins com seis golos e Pedro Portela com cinco foram os melhores marcadores de Portugal na partida.

Dezoito anos depois da última participação na competição, Portugal ganhou o primeiro jogo do Mundial de Andebol de 2021. Na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, Paulo Jorge Pereira não podia mostrar-se mais satisfeito. “Foi um jogo difícil”, comentou o selecionador nacional, considerando a equipa fez a diferença nos “detalhes”. O técnico, que deixou um “obrigadíssimo” aos seus jogadores, acredita no sucesso da seleção: “se continuarmos com este registo podemos vencer qualquer equipa”, afirmou. “Agora, não podemos ter aquela quebra que tiveos a meio do Europeu. Não podemos ter quebra nenhuma”, sentenciou.

No outro encontro da primeira jornada do grupo F, a seleção da Argélia venceu Marrocos por 24-23. Portugal enfrenta a seleção que saiu derrotada este sábado e a Argélia na segunda-feira. Os três melhores classificados do grupo vão avançar para a próxima fase da competição. Os encontros têm transmissão em direto na RTP2.

Artigo editado por Filipa Silva