O projeto chama-se “Pessoas não-binárias género: ouvir, re/conhecer e apoiar psicologicamente” e está a ser desenvolvido por Teresa Teixeira na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (FPCEUP). O objetivo é contribuir para a investigação de pessoas de género não-binário – que não se identificam nem com o género feminino, nem com o masculino -, em Portugal. A informação disponível para investigação ainda é escassa, nota a instituição.

O projeto pretende recolher histórias de vida de voluntários com experiências relacionadas com o não-binarismo de género. A FPCEUP acredita que a investigação é de elevada importância para a comunidade científica, bem como para a comunidade em geral.

A FPCEUP está a recrutar participantes que se identifiquem quanto ao género para além da polaridade “mulher/homem”. Voluntários maiores de idade que se identifiquem ou que já se tenham identificado como pessoa não-binária. O projeto garante o anonimato das informações partilhadas e dá a hipótese de a entrevista ser presencial ou por videochamada.

Quem tiver interesse em participar e ser entrevistado, tem apenas de deixar os contactos no link fornecido pela instituição. A Faculdade entra depois em contacto com os voluntários. As dúvidas relativamente ao projeto podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected].

Artigo editado por Filipa Silva