Quatro estudantes do curso de Ciências da Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão realizar, a 21 de junho, a primeira edição de uma mostra universitária de comunicação. A MUSA está à procura de estudantes do ensino superior de todo o país que queiram submeter um trabalho dentro das categorias de audiovisual, ensaio de artes visuais ou ensaio literário para serem exibidos num evento online a realizar por estes estudantes universitários, no dia 21 de junho.

A ideia deste projeto partiu da realização de um trabalho académico para a unidade curricular de Agência de Comunicação, lecionada na Licenciatura de Ciências da Comunicação na UTAD. A MUSA pretende “impulsionar a inspiração e criatividade dos jovens estudantes universitários de todo o país para que se criem projetos com qualidade e para mostrar aquilo que os jovens universitários são capazes de fazer”, refere Marcos Vilaça, coordenador do projeto, em entrevista ao JPN.

Esta mostra universitária tenciona igualmente “proporcionar à comunidade académica do país um espaço de reflexão sobre temas da atualidade”, por isso, o tema desta primeira edição da Mostra Universitária é “Memória(s) de um Confinamento”.

Os organizadores deste projeto esperam “ter a participação de todo o país, com bons conteúdos feitos por jovens universitários”, aponta Marcos Vilaça. Mas, acrescenta: “se tivermos as pessoas da UTAD a participar e a mostrar projetos, a mostrar bom conteúdo, nós já ficamos contentes, mas se for a nível nacional ainda mais contentes vamos ficar”.

Estes estudantes de Ciências da Comunicação desejam que o projeto continue nos próximos anos, contando “ter o apoio das universidades” de todo o país, pois veem que “é algo que pode chegar longe”, como refere Marços Vilaça. O coordenador do projeto acrescenta ainda que “se conseguirmos chegar a mais estudantes, torna-se um projeto muito mais interessante”.

A submissão de projetos – que podem ou não ter sido realizados  no âmbito de uma unidade curricular – para esta mostra ocorre online e as inscrições já abriram, tendo até 11 de junho deste mesmo ano para submeter os trabalhos. Após este processo, “uma equipa vai analisar os conteúdos, para ver se estão conforme o regulamento e de acordo com o nosso tema, para fazer a seleção para o evento online”, explica Marcos Vilaça ao JPN.

Artigo editado por Filipa Silva