A Inês Pereira, o João Norte, a Joana Martins e o Pedro Oliveira são finalistas do curso de Ciências da Comunicação e juntos decidiram fundar a POST. A ideia, pioneira em Portugal, pretende ser um laboratório de conhecimento na área de assessoria pensado de e para os alunos.

O desejo de criar uma associação de assessoria não era novo, e já tinha sido manifestado por alguns professores da licenciatura. O convite surgiu pelas mãos do diretor do curso, o professor Vasco Ribeiro e teve o apoio das professoras Amélia Brandão e Fátima São Simão. Os quatro estudantes não perderam tempo e “duas semanas depois” apresentaram “uma associação criada, com nome, logótipo e estatutos aprovados”, explica Pedro Oliveira, em entrevista ao JPN.

A POST pretende oferecer às empresas serviços nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação estratégica e, simultaneamente proporcionar formação aos seus membros. A associação já iniciou contactos com o grupo turístico ecoTravel e com a UPTEC para a realização de futuros trabalhos. A POST organizou, até ao momento, dois cursos de formação certificada. O curso de organização e gestão de eventos contou com a presença da formadora Madalena Fonseca e Castro e decorreu em duas edições. Atualmente está a decorrer o curso “Voz e Discurso: da escrita à oralidade” que teve início no dia 22 de fevereiro e termina no dia 11 de março.

A fase de recrutamento, que terminou no dia 10 de fevereiro, foi aberta a todos os estudantes, de todos os cursos e níveis de ensino, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para fazerem parte do projeto os candidatos devem “ser estudantes, ter vontade de aprender e crescer, ser bons no que fazem e ter motivação”, refere Pedro Oliveira.

“Nós os quatro fundamos a POST e vamos acabar o curso daqui a uns meses e queremos continuar a poder participar. Acho que quando se inscrevem na associação devem estar a estudar e é esse o nosso foco, mas se depois quiserem continuar numa posição de alumni terão as portas abertas”, afirma Inês Pereira ao JPN. No futuro, os fundadores da POST desejam alargar a participação a todos os alunos da Universidade do Porto.

A POST é composta por quatro departamentos: Recursos Humanos, Relações Externas, Marketing e Comunicação, Design e Multimédia. O objetivo é que os alunos, a nível interno, fiquem ligados a um dos quatro departamentos, mas que nas task forces tenham oportunidade  de experienciar outras valências, mesmo que alheias ao seu departamento.

Com os olhos postos no futuro, os fundadores da POST desejam “envolver-se com a Junior Enterprises Portugal” e ser “a primeira Júnior empresa de Assessoria de Imprensa em Portugal“, conclui Pedro Oliveira.

Todas as informações relativas à POST Media Relations podem ser consultadas na página de Facebook.

Artigo editado por Filipa Silva