Quais são os fatores que influenciam a motivação dos alunos do ensino musical? Este foi o ponto de partida de um estudo desenvolvido por António Oliveira, Patrícia Oliveira-Silva e Luísa Mota Ribeiro do Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O estudo mostra como o suporte parental, a orientação dos professores e a capacidade de adaptação dos alunos são fatores de motivação no processo de aprendizagem deste tipo de ensino. 

O estudo, intitulado de “Disentangling motivation within instrumental music learning: A systematic review“, consiste numa revisão sistemática da literatura e constitui a primeira parte da investigação doutoral que António Oliveira, investigador responsável por este estudo, está a desenvolver. O trabalho, publicado na revista “Music Education Research procura saber se a “informação acerca da motivação das crianças e do suporte parental recolhida no momento das provas de admissão aos conservatórios de música pode-se constituir como um preditor no desempenho futuro da criança”, conta António Oliveira ao JPN. 

A base deste estudo é a análise feita a várias teorias sobre os fatores de motivação dos estudantes do ensino musical. A revisão da literatura aponta no sentido de os pais terem “um papel essencial no processo de ensino/aprendizagem da criança”, refere o investigador. O que se pode explicar, segundo refere, porque as crianças, em particular nesta área, “necessitam do apoio dos pais para estruturarem o seu estudo”. Os pais são ainda importantes “em questões práticas como a aquisição de um instrumento musical para que [as crianças] possam ter uma dedicação diária e regular”, que para o coordenador do estudo “é fundamental para a aprendizagem do instrumento”.  

António Oliveira acrescenta outros fatores ao nível do “suporte parental” que motivam as crianças a continuarem no ensino musical. Para o investigador, as atitudes que os pais transferem para as crianças – como o “acompanharem a criança à escola e observar as aulas. Da mesma forma, em casa, se puderem sentar-se a ouvir o estudo da criança, isso sinaliza a importância que a música pode e deve ter no seu crescimento e na sua formação”, refere. O coordenador principal deste estudo refere que todos estes fatores ajudam “a criança a desenvolver uma identidade artística”.  

A análise feita a outras investigações mostra que há outros fatores que influenciam a motivação das crianças do ensino musical, para além dos pais. António Oliveira refere que a “personalidade do próprio indivíduo, nomeadamente a sua resiliência para fazer face a momento adversos, a resistência, a persistência, a vontade e a capacidade para se dedicar até atingir o objetivo desejado” são outros fatores explorados neste estudo.  

Esta “revisão da literatura” é feita num momento em que as teorias existentes ainda não apresentam resultados claros, o que levou estes investigadores a analisar as investigações já existentes para entenderem que teorias foram adotadas, que instrumentos musicais foram utilizados e que conclusões foram documentadas nesses trabalhos.

Todos estes objetos de estudo desenvolvidos para a investigação doutoral de António Oliveira pretendem mostrar que “tanto a motivação como o suporte parental são preditores do desempenho que a criança terá” e, por isso, diz, talvez “possam ser usados pelos júris no momento das provas de admissão”.  

Este estudo foi publicado online a 7 de janeiro deste ano e na edição de março da revista internacional “Music Education Research“. O trabalho contou igualmente com a colaboração de Gary McPherson, da Universidade de Melbourne na Austrália e uma outra investigadora externa, Fabiana Ribeiro.

Artigo editado por Filipa Silva