Depois de esgotar a Casa da Música, o cantor brasileiro atua esta noite no Porto, desta vez num evento inserido na Summer School on Art&Cinema da Católica. O evento, de 3 a 8 de julho, vai contar com vários artistas e tem várias atuações com entrada gratuita.

Tim Bernardes regressa ao Porto com exibição numa Conferência-Performance guiada por Nuno Crespo. Foto: UCP/D.R.

Até ao próximo sábado (8), a Escola das Artes da Universidade Católica no Porto (UCP) tem em marcha mais um Porto Summer School on Art & Cinema, um programa estival que contempla workshops, apresentações e programas de interação entre artistas de diversas áreas e o público.

Nesta segunda-feira (3), a grande atração do evento será Tim Bernardes, cantor e compositor brasileiro de 32 anos. A exibição, que acontece por volta das 21h00, vai consistir numa conferência-performance, na qual o artista vai discorrer sobre a sua carreira e explicar influências que estiveram na base de alguns dos seus êxitos na música e na poesia. Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da UCP, é quem vai moderar.

Este sucesso em solos lusitanos – esgotou a Casa da Música em outubro passado -, demonstra a identificação do público com a música de Tim Bernardes, um cantautor que mistura a Música Popular Brasileira (MPB) com o indie rock, em melodias sempre emotivas, que suscitam uma reflexão sobre as vicissitudes da vida.

Neste encontro mais informal e em tom de conversa, o também produtor vai dissertar sobre como é compor “à moda antiga”, tendo em conta a sua resistência aos automatismos proporcionados pela tecnologia, na música e na vida em geral.

Compositor de sucessos como “Só Nós Dois”, “Ela”, “Não” e “BB”, Tim Bernardes foi nomeado para o Grammy Latino em 2018 na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa Em Língua Portuguesa”, com Recomeçar (2017). A partir deste mesmo projeto e no mesmo ano, o cantor também foi nomeado para outros dois grandes prémios da música brasileira, o Prémio Multishow de Música Brasileira na categoria de melhor disco e no Prémio da Música Brasileira, na categoria Revelação Petrobrás.

O artista ganhou ainda mais visibilidade após compor canções para figuras imponentes da música brasileira, como Gal Costa e Maria Bethânia, além de ter sido elogiado por um dos maiores ícones da MPB, Caetano Veloso. Depois do concerto de outubro passado, o também integrante da banda O Terno, volta à cidade Invicta após uma digressão pela Europa que contou com concertos em França, Inglaterra e Espanha.

Festa das artes na Católica

Esta experiência da Porto Summer School Art&Cinema explora o conceito de “Festa”, querendo a organização abranger todos os apreciadores de cultura do Grande Porto. A Escola das Artes da Universidade Católica, a Fundação de Serralves, o cinema Passos Manuel e o Cinema Batalha são os locais onde vão decorrer as atividades programadas (ver caixa).

Agenda Porto Summer School Art&Cinema 2023

• 03 de julho: Tim Bernardes – Auditório Ilídio Pinho
  • 04 de julho: Jazmín Lopez – Batalha Centro de Cinema
  • 05 de julho: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca – Museu de Arte Contemporânea de Serralves
  • 06 de julho: Carla Filipe + Abraxas + Rare Romance – Passos Manuel
  • 07 de julho: Piny + Leo Soulflow + André Cabral + Baronesa – Auditório Ilídio Pinho
  • 08 de julho: Teatro Praga – Escola de Artes da Universidade Católica

Além do cantor Tim Bernardes, a cineasta Jazmín Lopez, os artistas Maria de Brugerolle, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca e Carla Filipe, os músicos e DJ Abraxas e Rare Romance, as performers Piny, Leo Soulflow, André Cabral, Baronesa e os Teatro Praga também vão marcar presença durante a semana.

O evento que tem a duração de seis dias, é organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), da Universidade Católica, e visa ser um curso avançado de novas metodologias de cinema de modo a proporcionar contacto direto com grandes criadores da sétima arte e da arte contemporânea. As inscrições nos workshops já encerraram em maio, mas as apresentações, como a de Tim Bernardes, são de entrada gratuita para o público.

Editado por Filipa Silva