O dia 11 de abril de 2021 ficará para a longa história do Futebol Clube do Porto no desporto nacional com a conquista do primeiro campeonato sénior no Voleibol feminino, com uma vitória por 3-2 em sets, perante o Leixões SC, equipa que tinha conquistado os últimos três campeonatos e é também a recordista de triunfos, com 17 troféus.

Esta é a conquista mais importante da recente parceria com a Academia José Moreira (AJM), que começou na temporada de 2019/2020. Após uma fase regular em que terminaram na primeira posição, com 24 vitórias e apenas duas derrotas, a AJM/FC Porto confirmava a forma apresentada o ano passado, onde conquistaram a Taça de Portugal e lideravam a I Divisão Elite de Voleibol Feminino até ao cancelamento da prova, devido à pandemia da Covid-19.

No jogo deste domingo, disputado na Dragão Arena, as voleibolistas portistas começaram bem o encontro, conseguindo vencer os dois primeiros sets por 25-19. Apesar do início confortável, onde o conjunto treinado por Rui Moreira ia confirmando o favoritismo, nos sets seguintes, a turma de Matosinhos foi respondendo, muito por culpa da dominicana Madeline Paredes, que foi a melhor marcadora do encontro, com 30 pontos, e foi fundamental para a recuperação do Leixões, que saiu por cima no terceiro e quarto sets (25-15 e 25-23, respetivamente).

No quinto e derradeiro set, o conjunto portista conseguiu estabilizar mais no encontro, voltando ao ritmo do início da partida, com poucos erros não forçados e fecharam o duelo com um parcial de 15-10, suficiente para garantir o primeiro campeonato nacional de voleibol feminino da história do Futebol Clube do Porto. Em termos individuais, a oposta brasileira Renata Colombo foi que mais se destacou na equipa campeã nacional, com 19 pontos.

Em declarações no final do jogo, Rui Moreira, técnico da AJM/FC Porto, referiu que “foi um jogo muito difícil”, onde após um excelente início, a equipa não conseguiu “ter a serenidade necessária para fechar logo o jogo” no terceiro ou quarto set. O treinador portista congratulou o conjunto adversário, tricampeão nacional.

Miguel Coelho, treinador do Leixões SC, salientou que “o AJM/FC Porto acaba por ser um campeão justo” e que o jogo “foi uma boa promoção para a modalidade”.

Após a conquista da Taça de Portugal e da Supertaça, a ligação entre a Academia José Moreira e Futebol Clube do Porto soma o terceiro e mais importante troféu da sua curta história, a I Divisão Elite de Voleibol feminino.

Artigo editado por João Malheiro