Se em meados de março, ainda antes do atual plano de desconfinamento ser anunciado pelo Governo, havia a expectativa, por parte da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), de que era possível realizar a fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) nas últimas semanas de maio, como previsto no início do ano letivo, sabe-se agora que tal não vai acontecer.

Em declarações ao JPN, André Reis, presidente da FADU, confirmou que o planeamento e a organização do evento que vai encerrar a temporada desportiva no ensino superior continuam a avançar, com Covilhã e Fundão a manterem-se como as cidades anfitriãs. Contudo, a data para a realização do evento está agora prevista para o final do mês de julho, ou seja, dois meses mais tarde do que o plano original.

Neste momento, estão já agendados o CNU de Canoagem e o CNU de Remo, marcados, respetivamente, para 25 de abril e 9 de maio, em Montemor-o-Velho. Para as competições em falta, prosseguem os “contactos com as federações desportivas para encontrar datas”.

Ainda assim, embora não existam datas fechadas, André Reis confirma que as modalidades coletivas, consideradas de médio risco pela Direção-Geral da Saúde, vão retomar a partir da primeira semana de maio e que os apuramentos regionais vão-se realizar.

Embora os números da pandemia se tenham agravado nas últimas semanas, o presidente da FADU considera que o “pior cenário” – a não realização dos CNU agendados – não se vai verificar, até porque “desde o início desta época desportiva, a FADU sempre teve enquadramento legal para organizar as suas competições”.  O que pode acontecer é a adoção de “outros mecanismos de proteção das equipas e dos atletas, nomeadamente com a realização de testes”.

Relativamente ao seu pedido, feito na audição às entidades desportivas realizada na Assembleia da República, para que as instalações desportivas dos clubes fossem apenas utilizadas como centros de vacinação depois se serem esgotadas todas as outras opções, André Reis explicou ao JPN que estão a ser encetados esforços para encontrar soluções.

“Estão a ser encontradas outras alternativas em conjunto com os parceiros – municípios, Governo, universidades, politécnicos – para que os estudantes e equipas não fiquem impedidos de praticar desporto, mesmo que essas instalações estejam a ser utilizadas como resposta ao programa de vacinação”, referiu.

Ainda com os efeitos da pandemia a afetar a normal realização das competições universitárias, a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA, na sigla inglesa) voltou a adiar os Jogos Europeus Universitários, previstos para julho, em Belgrado, enquanto a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) confirmou o adiamento para 2022 dos Jogos Mundiais Universitários de verão, que estavam agendados para agosto, em Chengdu, na China.

Ainda que compreenda as decisões, André Reis refere que “há um enorme defraudar das expectativas” de atletas para os quais estas competições “são um dos pontos altos da carreira e uma experiência internacional que podem nunca vir a ter”. Por isso, considera que “o impacto é sobretudo emocional”. No entanto, o presidente da FADU afirmou existir a garantia, por parte das entidades organizadoras, “de que os atletas que estavam elegíveis para participar este ano, poderão participar no próximo ano”.

As datas para os próximos CNU devem ser anunciadas durante as próximas semanas.

Artigo editado por Filipa Silva