Já são conhecidos os estudantes-atletas convocados para os estágios das seleções universitárias de futsal, os últimos momentos de preparação dos portugueses antes do Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que Portugal vai acolher na Universidade do Minho – polos de Braga e Guimarães – entre os dias 18 e 24 de julho. Os estágios vão decorrer em Lamego e Guimarães, a partir desta sexta-feira (1). A 16 de julho as equipas vão reunir-se em Braga.

Da lista, divulgada na passada sexta-feira pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), constam estudantes de várias faculdades do país, entre os quais três nomes da Academia do Porto

O selecionador Jorge Braz elegeu 16 estudantes-atletas para as seleções feminina e masculina para a primeira fase do estágio. Segundo a nota de imprensa da FADU, no inicio da segunda semana, serão escolhidos 14 de cada seleção para representar Portugal.

O também selecionador e treinador da seleção nacional de futsal elegeu, para o conjunto masculino, um estudante da Universidade do Porto: Miguel Ribeiro, guarda-redes do ACDR Caxinas. A ele juntam-se Eduardo Silva, Francisco Mikus, Ricardo Lopes e Samuel Marques da Universidade do Minho; Francisco d’Oliveira e Tomás Reis da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT); Guilherme Campos e Rui Moreira da Universidade da Beira Interior; João Costa e Leandro Costa da Universidade de Coimbra; Gonçalo Cardoso e Martim Figueira da Universidade de Lisboa; Pedro Mesquita da Universidade Europeia; Rafael Silva do Instituto Politécnico de Lisboa; e Tiago Pereira do Politécnico de Leiria. 

Para a seleção feminina foram escolhidas duas atletas com ligação à Academia do Porto, ambas jogadoras do Novasemente GD: Carolina Rocha e Marta Teixeira. Além delas, estão também, na lista de Jorge Braz, Adriana Mendes e Catarina Ribeiro, do Instituto Politécnico de Lisboa; Ana Catarina Ribeiro, Ana Sofia Jesus e Helena Nunes da Universidade de Lisboa; Ana Pinto da Universidade de Évora; Angélica Alves e Catarina Lopes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT); Beatriz Santos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; Carolina Pedreira e Marisa Amaral da Universidade Nova de Lisboa; Inês Matos da Universidade Europeia; Madalena Galhardo da Escola Superior de Saúde Egas Moniz; e Márcia Ferreira da Universidade do Minho. 

A primeira semana de estágio vai decorrer em Lamego, já a partir desta sexta-feira (1) e até dia 8 de julho. A segunda semana, já com menos dois atletas de cada equipa, decorrerá em Guimarães, entre os dias 10 a 15 de julho. É a terceira vez que Portugal acolhe um Mundial Universitário de Futsal, as outras edições foram em 1998 e 2012, também em Braga. Inicialmente, o campeonato deste ano era para decorrer em Xangai (China), mas devido às novas restrições relativas à pandemia covid-19 tal já não foi possível.

O Campeonato Mundial Universitário de Futsal realizar-se-á entre os dias 18 a 24 de julho.

Artigo editado por Filipa Silva