A Rádio Clube da Feira transmite em direto, esta quinta-feira (15), uma emissão especial do programa da Escola Global “Do berço à universidade”, que conta com a participação do JPN. O Dia Mundial da Voz, comemorado no dia seguinte (16 de abril), serve de mote à emissão, que arranca às 19h00.

Dois alunos finalistas do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (de que o JPN faz parte) vão estar em estúdio com Salomé Fonseca, pivot do programa. Serão ainda emitidas reportagens que abordam a importância da voz e as suas vertentes pessoais e profissionais. Os trabalhos foram produzidos por alunos finalistas de Ciências da Comunicação e da Escola Global.

Do alinhamento consta ainda ainda uma entrevista ao sonoplasta e formador em voz e dicção Miguel van der Kellen, feita pelos alunos da Escola Global, e outra ao jornalista da Rádio Clube da Feira, Paulo Sérgio, que vais er conduzida pelos estudantes de Ciências da Comunicação.

A entrevista a Miguel van der Kellen envolveu cerca de 50 alunos do 3.º ano da Escola Global. Foto: Escola Global

A iniciativa desta emissão conjunta partiu de Nuno Moutinho, docente do curso de Ciências da Comunicação e diretor da Escola Global, instituição que tem na Rádio Clube da Feira, semanalmente, o programa “Do berço à universidade”, no qual são divulgadas iniciativas do grupo – com alunos da creche ao 12.º ano – e onde os alunos podem explorar a sua criatividade.

Esta escola apresenta um “projeto educativo muito centrado no aluno”, procurando “desenvolver as chamadas ‘competências para o século XXI’ ”, esclarece Nuno Moutinho que refere que o convite da Rádio Clube da Feira para a participação da escola num programa de rádio “se encaixava bem no projeto educativo”. O diretor destaca também, ao JPN, a importância do desenvolvimento da competência comunicativa, uma vez que “é essencial o aluno comunicar bem, expor as suas ideias, selecionar a informação, saber usá-la e transmiti-la quer em português quer em inglês”.

Ana Isabel Reis, docente de Rádio no curso de Ciências da Comunicação e coordenadora do projeto na Universidade do Porto, considerou, na antecipação que fez do evento aos microfones da Rádio Clube da Feira, que a emissão conjunta se apresenta como uma “experiência fantástica” e “um bom complemento” para os finalistas “que quando vão estagiar raramente dão voz”. “É uma forma de os trazer ao estúdio e experimentarem uma coisa que muitas vezes não fazem”, explicou.

A emissão da próxima quinta-feira será a primeira que une os alunos da Escola Global a alunos universitários. Uma colaboração que começou, contudo, ainda antes da emissão com os alunos da Escola Global a receberem uma formação num workshop “dado por um aluno e um ex-aluno do curso [de Ciências da Comunicação]” para apoiá-los na produção dos conteúdos.

Nuno Moutinho aproveita a ocasião para deixar o repto: “todos os estudantes do curso que queiram ser mentores dos nossos alunos, ajudá-los a comunicar bem, a produzir um programa de rádio, podem juntar-se a nós. Teremos muito gosto.”

A emissão vai ser transmitida em direto no Facebook da Rádio Clube da Feira, da Escola Global e do JPN e pode ser ouvida na frequência 104.7.

Artigo editado por Filipa Silva