A Universidade do Porto (UP) decidiu assinalar a data prevista de regresso às atividades presenciais com um estímulo à atividade física. A partir de 19 de abril, estão disponíveis os serviços do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) a todos os estudantes, docentes e trabalhadores não docentes da instituição de forma gratuita.

Entre estes serviços, destacam-se as salas de musculação – localizadas no CDUP-Boa Hora e na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) – as aulas outdoor – na FADEUP e no Estádio Universitário – e a utilização das instalações desportivas exteriores do Estádio Universitário. As aulas indoor de grupo também se incluem na lista, mas só a partir de 3 de maio.

A campanha estende-se até 30 de julho, de segunda-feira a sábado, até às 17h00. A disponibilidade de horários e a capacidade das sessões é limitada e será aumentada gradualmente, de forma a acompanhar o processo de desconfinamento estabelecido pelo Governo e respeitando as normas da Direção-Geral de Saúde, refere o organismo no site.

O período de confinamento, que obrigou ao encerramento de ginásios e recintos desportivos, levou a UP a tomar medidas de promoção do exercício físico. Deste modo, a universidade decidiu abrir o Programa de Fitness – UPFit – e as instalações desportivas à sua comunidade. O objetivo passa por recuperar os índices de atividade física desportiva com o regresso às atividades académicas presenciais.

Para usufruir destes serviços, os estudantes, docentes e não-docentes têm de apresentar o Cartão U.Porto e inscrever-se no Programa UPFit. A partir desse momento, é apenas necessário fazer marcação das aulas.

Nesta fase, a comunidade U.Porto pode usufruir do “Bola na mão” de segunda a sexta-feira. A campanha tem o propósito de recordar os jogos de rua que decorriam antigamente. Neste sentido, é permitido o uso gratuito dos campos exteriores do Estádio Universitário. É necessário ter uma bola, o número suficiente de jogadores e apresentar-se na receção para jogar.

Os serviços do CDUP-UP retomaram as atividades presenciais no dia 5 de abril, com a abertura das salas de musculação e das aulas outdoor em horário reduzido. O Programa UPFit Online também continua a funcionar para a comunidade. O CDUP-UP planeou um programa de reabertura faseada, que acompanha o plano de desconfinamento definido pelo Governo – 5 abril, 19 de abril e 3 de maio. A partir de 3 de maio, voltam as aulas de grupo indoor e o serviço desportivo da Universidade do Porto volta a funcionar na sua totalidade.

Artigo editado por Filipa Silva