A National Geographic Society voltou a atribuir bolsas a investigadores e exploradores e, desta vez, um dos vencedores foi um investigador da Universidade do Porto. Luís Ceríaco, curador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), ganhou uma bolsa para explorar a Serra da Neve, na província do Namibe, no sudoeste de Angola.

Ao JPN, o biólogo conta que já desenvolve trabalho no país há cerca de dez anos, mas que, agora com a bolsa – cujo valor não pode revelar por dever de confidencialidade – vai centrar-se na Serra da Neve, “uma zona única naquela região”.

“A Serra da Neve é uma ilha no meio do deserto muito bem preservada, em que a biodiversidade ainda está num estado virgem”, explica. Assim, o trabalho que vai desenvolver, em conjunto com uma equipa de investigadores e estudantes angolanos e de instituições internacionais, será o “de catalogar a fauna e a flora dessa região”, dados que vão servir de suporte à criação eventual de uma área protegida na região.

A Serra da Neve fica na província do Namibe, no sudoeste de Angola. DR

A equipa gostaria de dar início à exploração ainda este ano, mas está dependente da evolução da pandemia. Uma vez lá, o previsto é estar um mês e meio no local a trabalhar de forma “intensiva”, conta Luís Ceríaco, devido à conjugação de logística e participantes. “Será, basicamente, trabalhar 24 sobre 24 horas”.

Luís Ceríaco foi investigador pós-doutorado na California Academy of Sciences, Natural History Museum of the University of Florida, Villanova University e University of Michigan-Dearborn. Faz, agora, investigação nas áreas da história da ciência, museologia e biodiversidade, e trabalha em parceria com colegas e museus dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Atualmente, é curador-chefe na MHNC-UP.

Artigo editado por Filipa Silva