O serviço de creche e de pré-escola do Centro Social Paroquial de Cedofeita vai fechar portas a 31 de julho deste ano. O anúncio foi feito pela direção do centro através de uma carta enviada por email aos encarregados de educação e pais a 4 de maio.

Na carta pode-se ler que “o Centro Social Paroquial de Cedofeita tem-se deparado com fatores estruturais e de mercado que não só não têm possibilitado a necessária autonomia financeira das respostas sociais, como estão a colocar em causa a viabilidade de toda a instituição”.

A direção do centro ainda acrescenta que os serviços de creche e de pré-escola mantiveram-se abertos devido a “doações e empréstimos da Fábrica da Igreja de São Martinho de Cedofeita”, porém a mesma “acabou por esgotar os seus recursos financeiros em prol da missão da instituição”.

Os pais e encarregados de educação foram surpreendidos com o comunicado do Centro Social Paroquial de Cedofeita. Brígida Lobo, encarregada de educação de uma criança que frequenta a creche, garante, em declarações ao JPN, que nunca a direção comunicou que “passava dificuldades financeiras, que tinha dívidas, que precisava de apoios que nunca conseguiram”.

O conjunto de cerca de 40 pais, que utilizam a creche e a pré-escola, organizaram uma manifestação para esta terça-feira (11), pelas 17h00, no Largo do Priorado, em frente à Igreja de Cedofeita, para contestar este encerramento.

Brígida Lobo refere que a manifestação é uma forma de “tentar que a creche não seja encerrada ou que apenas se reduza os serviços”. A encarregada de educação conta que “as crianças a partir dos 3 anos têm mais facilidade em arranjar instituições”, o que não acontece no caso da creche, porque “está tudo lotado e não há respostas sociais”.

A responsável pela manifestação acrescenta ainda que o protesto é também uma tentativa de chegar ao Governo, “para debater certas leis que estão impostas”, de maneira que possam “alterá-las” ou “acrescentar parâmetros nas leis já existentes”.

Ouvido pelo JPN, o presidente da União de Freguesias do Ccentro Histórico do Porto (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória), António Fonseca, assumiu desconhecer o sucedido bem como os motivos que levaram à decisão de encerramento dos serviços de creche e de pré-escola.

António Fonseca acrescentou que a “União de Freguesias está disponível para receber os pais e ouvir as suas preocupações e tentar ajudar no que for possível”, na tentativa de encontrar “soluções alternativas”, nomeadamente “através da Segurança Social para sinalizar alguns locais onde possam ser colocadas as crianças”.

A creche e a pré-escola do Centro Social Paroquial de Cedofeita conta já com 130 anos de existência e acolhe 108 crianças: 42 pertencentes à creche e 66 à pré-escola.

Artigo editado por Filipa Silva