Há vários anos que a ColorADD procura ajudar a população daltónica a orientar-se no espaço público. Presente em corredores de hospitais e lojas do cidadão, em transportes públicos e recintos desportivos como o Estádio do Dragão, o “alfabeto da cor” criado por Miguel Neiva expandiu-se com o objetivo de tornar os daltónicos menos dependentes da ajuda de terceiros.
Agora, o sistema de identificação de cores dá mais um passo e chega à esfera do uso privado da população daltónica, para ajudar em tarefas simples como a escolha de uma peça de roupa ou de calçado: a ColorADD lançou uma aplicação móvel gratuita para smartphones com o sistema iOS e Android.
“Esta é uma ferramenta que há muito queríamos oferecer aos daltónicos. Tem sido recorrente esse pedido e agora mais do que nunca sentimos ser de grande utilidade pois, nestes difíceis tempos que vivemos, em que o distanciamento social imposto pela pandemia COVID-19 dificulta o pedido de ajuda na identificação das cores, é particularmente importante aumentar a autonomia e a independência aquisitiva dos daltónicos”, refere o criador da marca, Miguel Neiva, a propósito do lançamento oficial da Color ADD App que será feito esta segunda-feira (7).
Desenvolvida em parceria com a Mindera, com o apoio da Fundação Ageas, a aplicação vai permitir ao utilizador identificar as cores dos objetos através da câmara incorporada no telemóvel.
“Basta o utilizador apontar a câmara do dispositivo para a superfície que pretende identificar e no topo do écran aparece o nome da cor acompanhado do símbolo ColorADD correspondente. Permite também identificar a cor em imagens guardadas no telemóvel. Oferece ainda a opção de incluir áudio descrição da cor, a capacidade de poder referenciar mais do que uma cor em simultâneo e a possibilidade de partilhar a foto identificada através de redes sociais ou mail”, explica a empresa em comunicado.
A base do sistema de identificação de cores da ColorADD são as três cores primárias – azul, amarelo e vermelho – que a marca representa através de símbolos. É com a combinação destes símbolos, numa lógica que respeita o conceito de adição de cor – azul com amarelo dá verde; o verde é representado pelos símbolos do azul e do amarelo – que a ColorADD criou a sua paleta semiótica de cores.
O projeto que nasceu há 20 anos da tese de mestrado do designer gráfico Miguel Neiva está já presente em vários países e setores de atividade económica e social. No mundo, estima-se que existam 350 milhões de daltónicos.