O FC Porto arrecadou o prémio de Responsabilidade Social da Fundação do Futebol, da Ligoa Portugal, referente ao mês de janeiro, esta sexta-feira. Os azuis e brancos destacaram-se pela instalação de um código de cores inclusivo para daltónicos, o ColorADD.

Até ao momento, o Estádio do Dragão é o único recinto desportivo capacitado com esta tecnologia. O clube começou por apresentá-lo nos coletes de treino e nos pilares dos parques de estacionamento. Rapidamente, o ColorADD chegou a toda a infraestrutura do estádio e aos restantes espaços do clube.

O ColorADD é uma linguagem de símbolos que representam as cores primárias – vermelho, amarelo e azul. A partir dos símbolos foi possível chegar a todas as cores sendo com isto possível decifrar todas as cores, embora não todos os tons de cada cor.

Susana Rodas, diretora de Marketing da Liga Portugal, falou na importância de “questões como acessibilidades, inclusão e sustentabilidade” serem sempre importantes para a Fundação do Futebol.

O criador do ColorADD, Miguel Neiva, confessou a sua felicidade em ver o seu trabalho “tatuado” no estádio do seu clube e da importância que esta linguagem tem na vida de um daltónico. “Confesso que, hoje, estou “penta” feliz, porque o ColorADD chega agora aos Clubes pela mão do FC Porto” disse o criador.

Estou seguro que esta boa prática levará ainda mais alto o nome do Clube, da Cidade e do País aos quatro cantos do mundo”, afirmou Miguel Neiva. O ColorADD já está implementado em muitos outros espaços como o Metro do Porto e algumas Lojas do Cidadão.

Agora, foi a vez do FC Porto ser distinguido pela Liga Portugal com o prémio de Responsabilidade Social pela implementação do código de cores inclusivo para daltónicos ColorADD.

Artigo editado por Filipa Silva