O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo revelou, esta quarta-feira (23), na Assembleia da República, perante a Comissão Eventual para o Acompanhamento da Aplicação das Medidas de Resposta à Pandemia (CEAMCOVID19), que “daqui a 15 dias temos todas as faixas etárias em processo de vacinação”.

Assim, a vacinação para os jovens adultos vai ser antecipada face à última previsão que era a de vacinar pessoas dos 20 aos 29 anos a partir de “meados de julho”, segundo tinha informado na segunda-feira uma fonte da task-force do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, ouvida pela agência Lusa.

No Parlamento, o coordenador da task-force garantiu que Portugal está a fazer os possíveis para acelerar o processo de vacinação: “Nós estamos a vacinar ao máximo que podemos”, assegura Henrique Gouveia e Melo.

Quanto ao objetivo de ter 70% da população portuguesa com pelo menos uma dose da vacina a 8 de agosto, o vice-almirante afirma que essa meta “pode atrasar-se até 15 dias relativamente ao esperado, se continuarmos a ter redução das entregas” [de vacinas]. Gouveia e Melo admite que “se a redução [das vacinas] for muito grave esta meta pode ser posta em causa”.

Até ao momento, Portugal administrou mais de 7,3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, tendo já 4,7 milhões de pessoas a vacinação completa, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Artigo editado por Filipa Silva