Felix Ohswald marcou presença no último dia da Web Summit. O cofundador e CEO da GoStudent defende que combinar o dinheiro gasto na educação, neste momento, com o poder da inovação, faria “desbloquear completamente o potencial de todas as crianças no mundo”.

Felix Ohswald abriu um dos palcos do último dia da Web Summit – sexta-feira, 4 de novembro – para falar sobre o futuro da educação. O empresário austríaco destacou a urgência de uma evolução, tecnológica e ideológica, no panorama atual do setor educativo.

Segundo o cofundador e CEO da GoStudent – uma plataforma de aulas particulares online -, a maior parte das escolas ao nível global segue “ideais educacionais” pensados há cerca de 200 anos. Desta forma, a educação “não se baseia nas habilidades práticas que qualquer um precisa para viver no ritmo acelerado do século XXI”, afirmou Oshwald aos que acompanhavam a  sessão.

“Já vimos uma mudança em todas as outras indústrias” – na ciência, na tecnologia e nos média, exemplificou o orador austríaco. “Se realmente queremos transformar a educação e usar a pandemia [da COVID-19] como ponto de viragem, então, o momento é agora”, frisou.

Para Felix Oshwald, as condições para a mudança estão reunidas. Em primeiro lugar, existem poucas empresas de larga escala no setor educativo. O empresário explicou que tal se deve à dificuldade de “monetização” dos serviços e produtos educativos, já que, geralmente, a pessoa que paga é diferente da pessoa que usufrui. Exemplificando, no caso das crianças, a educação é paga pelos pais; no caso de empregados, as formações são pagas pelo empregador.

Mesmo assim, Felix Oshwald vê “a luz ao fundo do túnel” – haver poucas empresas de grande dimensão significa que há “muito espaço” para crescimento.

Por outro lado, de acordo a Holon IQ, cujos dados o empreendedor usou na apresentação, o investimento em tecnologia educacional mais do que duplicou de 2019 para 2020, quando alcançou os 16,1 mil milhões de dólares (mais de 18,6 mil milhões de euros). De janeiro a setembro de 2021, a Europa já investiu 2,3 mil milhões de dólares (mais de 2,6 mil milhões de euros), quase o triplo do registado durante todo o ano de 2020. “Está-se a investir mais dinheiro do que nunca na educação”, constatou o cofundador da GoStudent.

Gráfico mostrado por Felix Ohswald, durante a sessão. | Fonte: Holon IQ

O orador acredita que “a inovação vai democratizar o acesso à educação”. Os primeiros passos em direção à democratização são dados por plataformas como a Grow with Google (com os Certificados Profissionais da Google), a Khan Academy, o YouTube e a edX, que permitem que os utilizadores acedam a educação de elevada qualidade, gratuitamente ou a preços mais acessíveis.

Assim, aliar o dinheiro que está a ser gasto na educação com o poder da inovação faria “desbloquear completamente o potencial de todas as crianças no mundo”, concluiu o empreendedor.

Na China, por exemplo, já se está a “conectar crianças com professores de todo o mundo” ao utilizar o “modelo dos dois professores”, contou o empresário austríaco. “Nas cidades [chinesas] em que não há bons professores”, é colocado na sala de aula um ecrã com transmissão ao vivo, através do qual um professor dá a aula para os alunos que estão na sala. “Ao mesmo tempo, existe um outro professor, fisicamente presente, que monitoriza a aula e se certifica de que tudo corre bem”, relatou Felix Oshwald.

Artigo editado por Filipa Silva