A partir desta terça-feira, há vários locais na cidade do Porto onde passa a ser possível realizar um teste rápido à Covid-19 comparticipado pela autarquia. A medida, que tinha sido anunciada por Rui Moreira a 1 de dezembro, foi aprovada por unanimidade na reunião pública do Executivo desta segunda-feira (6).

No total, o município dispõe-se a comparticipar até 100 mil testes de antigénio, estimando um investimento de um milhão de euros na medida que se estende até 31 de dezembro.

A iniciativa visa, por um lado, aumentar a oferta de testes numa altura em que o número de casos de Covid-19 aumenta em Portugal, e por outro apoiar a atividade económica da cidade, numa época particularmente importante para o comércio, espaços de lazer e a restauração e num contexto de aumento de restrições de acesso a espaços fechados.

“Os 100 mil testes correspondem ao nosso cálculo da procura que irá haver até ao fim do ano, em função das atividades previstas. Falámos com as associações de comerciantes e de restaurantes e bares da Movida, que concordaram que esta medida é premente. Temos de ser solidários com o tecido económico”, sublinhou Rui Moreira na reunião.

Recorde-se que, de acordo com as medidas que entraram em vigor a 1 de dezembro passa a ser obrigatória a apresentação do certificado digital Covid-19 para ter acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios. Já para visitar pessoas em lares e estabelecimentos de saúde, entrar em grandes eventos sem lugar marcado e em recintos desportivos (com mais de 5 mil pessoas ao ar livre ou mais de mil pessoas em espaço fechado) e ainda em discotecas e bares passa a ser obrigatória a apresentação de um teste negativo, mesmo para as pessoas vacinadas.

Locais concentrados no centro

Os 18 locais de testagem (ver mapa) resultam de acordos realizados pela Câmara Municipal do Porto com três laboratórios: o POC Medical Care, o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa e a Unilabs.

Qualquer pessoa pode realizar o teste num destes locais, sendo somente necessário ter consigo o documento de identificação. As regras podem ser revistas mediante o fluxo que se vier a verificar, mas para já não há necessidade de marcação prévia para a realização dos testes.

Além da Câmara do Porto, também o Estado comparticipa a realização de testes de antigénio gratuitos à Covid-19 em laboratórios e farmácias aderentes. Também a Universidade do Porto disponibiliza testes de antigénio aos estuantes e trabalhadores da instituição, neste caso, mediante marcação prévia.

Localização dos centros de testagem (ver horários no mapa)

POC Medical Care

  1. Ribeira – Rua do Infante D. Henrique 85;
  2. Clérigos – Rua das Carmelitas 162;
  3. Flores – Rua das Flores 332;
  4. Praça do Marquês de Pombal;
  5. Praça Dom Afonso V (Cristo Rei);
  6. Unidade de Testagem Móvel.

Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa

  1. Trindade – Laboratório da Trindade (Edifício Domus);
  2. Praça D. João I;
  3. Praça de Parada Leitão;
  4. Estação de Metro do Campo 24 de Agosto;
  5. Praça de Francisco Sá Carneiro (Velásquez);
  6. Parque da Cidade (Estacionamento).

Unilabs

  1. Praça de Parada Leitão;
  2. Praça dos Poveiros;
  3. Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista voltada para Av. de França);
  4. Palácio de Cristal;
  5. Praça D. João I;
  6. Estação Campanhã.

Fim de ano sem fogo de artifício

Além dos 100 mil testes de antigénio disponibilizados à população, o presidente da Câmara do Porto também anunciou no dia 1 de dezembro que “todos os festejos de rua na passagem de ano” foram “cancelados, inclusivamente o fogo de artifício”, à semelhança aliás do que aconteceu em vários municípios do país.

Artigo atualizado às 17h21 do dia 17 de dezembro com a inclusão de informação nova relativa à Unidade de Testagem Móvel da Unilabs. A unidade começou na Esplanada do Castelo, na Foz, mas tem vários pontos de passagem já definidos (consulte no mapa os detalhes).