No âmbito da preparação do próximo Governo, que resultou das eleições Legislativas do passado dia 30 de janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, irá reunir-se com diversos representantes institucionais dos setores da sociedade civil e com cada um dos partidos com representação parlamentar, à exceção do Chega.

Segundo um comunicado enviado às redações pelo gabinete do líder do executivo, esta quarta-feira, dia 9, o primeiro-ministro irá receber a Presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral, e o Conselho Nacional de Saúde.

No dia seguinte, dia 10, irá ouvir o Conselho Nacional de Educação, o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Na sexta-feira, dia 11, estão previstas reuniões com o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e com o Conselho Nacional da Juventude.

Dia 14, segunda-feira, irá receber, da parte da manhã, os representantes do setor social e solidário, nomeadamente a União das Misericórdias Portuguesas, a União das Mutualidades Portuguesas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a Confederação Cooperativa Portuguesa. Para este dia estão, ainda, agendadas reuniões com o Conselho Nacional das Confederações Patronais, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e o presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis.

Na terça-feira, dia 15, o último dia desta agenda de audiências, António Costa terá reuniões com todos os partidos políticos com representação parlamentar, à exceção do Chega. O primeiro-ministro recebe Livre, PAN, Bloco de Esquerda, PCP, Iniciativa Liberal e PSD.

Estas reuniões antecedem o anúncio da formação do novo Governo, que só será revelado depois de 20 de fevereiro – mais concretamente no dia 23 de fevereiro, data esta terça-feira avançada pelo Presidente da República. O novo elenco ministerial será desenhado ao longo das próximas semanas. António Costa foi indigitado primeiro-ministro na passada quarta-feira (2 de fevereiro).

O primeiro-ministro rejeita especulações acerca das especificidades deste executivo, que já revelou querer mais “enxuto”. No entanto, estará em cima da mesa a hipótese de se voltar a juntar o Ensino Superior ao Ministério da Educação, algo ainda por confirmar.

Artigo editado por Filipa Silva.

Artigo atualizado às 17h22 com a informação avançada pelo Presidente da República relativamente à tomada de posse do Governo.