Após o sucesso alcançado com a sua participação no Festival Eurovisão da Canção em 2021, Barbara Pravi compõe grandes salas europeias e tem paragem marcada para Portugal no final de abril.

A cantora traz o espetáculo “Voilà” a Lisboa, no dia 25 de abril, ao Teatro Tivoli BBVA; e ao Porto, a 26 de abril, na Casa da Música. No concerto, apresenta o álbum de estreia “On N’enferme Pas Les Oiseaux”.

Já foi comparada a grandes nomes como Edith Piaf ou Jacques Brel, mas chama-se Barbara Pravi. A concorrente francesa da última edição do Festival Eurovisão fez sucesso com o tema “Voilà”, conquistando o segundo lugar na competição. Barbara era uma das favoritas à vitória, tendo oscilado entre o primeiro e o segundo lugar durante a atribuição das pontuações, acabando por perder para a banda italiana Måneskin.

https://www.youtube.com/watch?v=Unj9WbeLzRU

O sucesso inesperado ao nível europeu

Barbara Pravi nasceu a 10 de abril de 1993, em Paris. A artista tem raízes sérvias do lado paterno e iranianas do lado materno, mas as influências para a sua arte vêm de toda a parte, tendo crescido num seio familiar rodeada de artistas e músicos.

A carreira artística inicia-se em 2014, quando se cruza com o músico francês Jules Jaconelli, com quem viria a dar os seus primeiros passos no mundo da música. No ano seguinte, assina o seu primeiro contrato profissional com a editoria francesa Capitol Music. Nesse mesmo ano, a cantora gravou a banda sonora do filme suíço “Heidi”, uma estreia no seu percurso artístico, bem como a participação no musical “Un été 44”, em 2017. O ano marca não só a sua primeira vez no teatro musical, como também o lançamento do seu primeiro single, “Pas Grandir”.

Contudo, foi a sua participação na Eurovisão que lhe conferiu uma certa notoriedade artística. A estreia no mundo eurovisivo pauta-se pela composição do tema “Bim Bam Toi”, para a cantora Carla Lazzari, que representou a França no Festival Eurovisão Júnior em 2019. No ano seguinte, a artista retorna a compor para a Eurovisão dos mais novos, desta vez em conjunto com o cantor francês Igit.

Em 2020, foi finalmente a sua vez subir a palco. Barbara Pravi representa a França no Festival Eurovisão, após a vitória na eliminatória francesa (semelhante ao Festival da Canção), com o tema “Voilà”. A França acabou por obter o segundo lugar, com um total de 499 pontos, tendo apenas sido ultrapassada por Itália. Apesar da derrota para o país vizinho, Barbara Pravi e o tema “Voilà” tocaram corações e fizeram sucesso a nível internacional.