A Fundação da Juventude e a Fundação EDP juntam-se novamente para abrir as portas do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) a jovens estudantes que lá queiram estagiar. As candidaturas estão abertas até 6 de março e destinam-se a estudantes do ensino superior (licenciatura, mestrado, pós-graduação) que tenham entre 18 e 25 anos e frequentem cursos nas áreas de Ciências e Artes.

Na área das Ciências, os estágios destinam-se a estudantes dos cursos de Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química. Em relação às Artes, podem candidatar-se os estudantes de Arquitetura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural.

O domínio da língua portuguesa e a fluência no inglês são outros dos requisitos exigidos aos candidatos deste programa, que devem, preferencialmente, residir na Área Metropolitana de Lisboa.

Esta é a 31.ª edição do PE MAAT, iniciativa desenvolvida pela Fundação da Juventude em conjunto com a Fundação EDP e que ocorre bianualmente. Em comunicado, a Fundação da Juventude sublinha que o objetivo principal passa por permitir que os jovens tenham “uma experiência de aprendizagem e aprofundamento dos seus conhecimentos através do contacto com um público não especialista em contexto real de funcionamento do MAAT”.

A seleção dos candidatos vai decorrer entre março e maio. Os estudantes pré-selecionados terão uma formação inicial de três semanas, a tempo parcial, que começa a 5 de abril. No final, serão escolhidos os jovens que vão estagiar no museu a partir de 3 de maio.

Os estágios terão a duração de seis meses, com uma carga horária semanal mínima de 12 horas, distribuída por três dias. Os estudantes vão receber uma bolsa mensal no valor de 5 euros/hora, bem como um reembolso das despesas de transporte (até 35€/mês), e serão ainda abrangidos por um Seguro de Acidentes. Quem tiver melhor classificação terá a oportunidade de se candidatar a um segundo estágio.

As candidaturas devem ser submetidas através de um formulário, também disponível na página da Fundação da Juventude.

Artigo editado por Filipa Silva