Na conferência de imprensa desta quinta-feira, em antevisão ao clássico de amanhã frente ao Sporting, o técnico do FC Porto elogiou a equipa leonina e deixou em aberto a presença de Diogo Costa entre os postes.

Sérgio Conceição considerou que o jogo “não é decisivo”. Foto: FC Porto/Facebook

Na antevisão do jogo desta sexta-feira contra o Sporting, em conferência de imprensa realizada hoje, no Olival, Sérgio Conceição deixou largos elogios à equipa orientada por Rúben Amorim, afirmando que encontrará “um Sporting ainda mais forte do que aquele que ganhou o campeonato no ano passado”.

Sérgio Conceição descartou a preponderância do clássico para a conquista do campeonato, afirmando que “é um jogo importante, não é decisivo” e que “a importância é de três pontos no meio de cinquenta e dois em disputa no campeonato”.

O treinador dos dragões realçou ainda que o FC Porto não irá abdicar dos seus princípios frente a um Sporting perigoso nas alas e com uma linha de cinco defesas, mas reconhece que a equipa de Rúben Amorim “agrupa bem a linha de cinco” e que “fica difícil entrar”.

Os elogios estenderam-se aos novos reforços do Sporting CP: “Reforçou-se com qualidade, com um dos melhores jogadores do campeonato português, o [Marcus] Edwards, e depois também com o melhor marcador de sempre da Argélia [Slimani], um jogador que conhece bem o campeonato português”, afirmou Conceição aos jornalistas.

A grande incógnita do clássico de amanhã é a disponibilidade de Diogo Costa, que saiu lesionado na vitória dos Dragões frente ao Arouca (2-0). Sem confirmações, Conceição afirmou que o jogador apresentou melhorias: “Vamos ver a evolução até à hora do jogo, mas estou confiante de que possa recuperar”.

O lado direito da defesa é outro setor fragilizado, com Wilson Manafá ainda a recuperar de lesão no joelho direito sofrida na vitória sobre o SL Benfica. A função deverá ser entregue a João Mário. “Manafá foi uma infelicidade que aconteceu, a opção que tenho é o João Mário (…) o João está com os níveis físicos dentro daquilo que eu espero” – afirmou o técnico dos dragões.

Questionado sobre o lugar a colmatar deixado por Luis Díaz, que saiu para o Liverpool neste mercado de inverno, o técnico do FC Porto defendeu que “há carga extra nenhuma” em relação a um eventual peso para substituir o craque colombiano, e que “há várias soluções para aquele lugar”

Com 16 vitórias consecutivas na Liga, o FC Porto conduz neste momento a melhor série de vitórias da época. Quando confrontado com a possibilidade de bater o recorde de 17 vitórias seguidas detido por André Villas-Boas desde a temporada 2010/2011, Sérgio Conceição mostrou-se despreocupado: “Continuamos o nosso trajeto”, disse.

O clássico a contar para a jornada 22 terá lugar esta sexta-feira no Estádio do Dragão, pelas 20h15.

Artigo editado por Filipa Silva