O projeto com o Grupo Ferreira teve um investimento de cerca de 42 milhões de euros e visa enquadrar-se na estratégia de desenvolver as “cidades do futuro”. Está previsto iniciar ainda este ano e conta com “com exigentes requisitos de sustentabilidade”.

O projeto, de linguagem arquitetónica contemporânea, conta com nove andares e vistas panorâmicas. Foto: Sonae Sierra

Novo complexo de escritórios sustentáveis e de “última geração” vai chegar à Zona Empresarial do Porto. O espaço da Sonae Sierra e do Grupo Ferreira surge no espaço empresarial de Ramalde e pretende dar enfoque à inovação sustentável.

Os escritórios, da autoria da Broadway Malyan, vão beneficiar de uma localização privilegiada, com bons acessos à autoestrada, uma “excelente” rede de transportes públicos, bem como estacionamento privado e “espaços verdes exteriores”, explica a Sonae Sierra, em comunicado.

Com uma arquitetura contemporânea, o complexo dá especial ênfase à “flexibilidade, inovação e sustentabilidade”. A prioridade é a qualidade dos espaços, o conforto e o bem-estar das pessoas.

O projeto é composto por uma torre de escritórios com cerca de 19 mil metros quadrados de área bruta, nove andares e 338 lugares de estacionamento subterrâneos. Cada piso vai ter cerca de 2 mil metros quadrados, sem barreiras ou colunas, com varandas e uma “vista panorâmica de 360º”. O espaço conta com áreas amplas e flexíveis, que vão permitir aos utilizadores “adequar cada espaço às suas necessidades”.

Na base do projeto estiveram “exigentes requisitos de sustentabilidade”, de modo a proporcionar um “elevado desempenho ambiental e energético” consistente com as “melhores práticas de ESG”, garante a Sonae Sierra.

Em comunicado, Alexandre Fernandes, administrador da área de Developments da Sonae Sierra, afirma que este projeto “enquadra-se no objetivo estratégico da Sonae Sierra de ser um player chave na reconversão urbana e no desenvolvimento das cidades do futuro”, através da promoção de “projetos urbanos sustentáveis, diferenciadores e inovadores”.

Alexandre Fernandes assevera que o objetivo é “desenvolver um projeto único em termos de qualidade, dimensão e sustentabilidade”.

O administrador do Grupo Ferreira, Rui d’Ávila, garante que, com este projeto, “o Porto e a Zona Empresarial do Porto consolidarão a sua presença no espaço internacional das cidades competitivas mais procuradas pelas empresas dinâmicas e de talento”.

O licenciamento para este complexo empresarial já está concluído e a construção do espaço está prevista iniciar-se no segundo semestre deste ano.  Os escritórios deverão estar concluídos até ao final de 2023.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha