Novo projeto de formações socioemocionais para professores vai iniciar-se ainda este ano letivo. Os cursos de formação pretendem ensinar os docentes a lidar e gerir emoções dentro da sala de aula.

o programa pressupõe o alargamento do curso a todos os centros de formação de professores do país. Foto: Taylor Wilcox/Unsplash

Um projeto-piloto pioneiro para ensinar professores a lidar com o lado emocional dos alunos está pronto a arrancar. Consiste na formação socioemocional de docentes e já conta com mais de 200 voluntários. O curso foi projetado por Pedro Cunha, diretor do programa Conhecimento da Fundação Gulbenkian, e conta com o apoio do Ministério de Educação. O objetivo é alargar esta formação a todos os profissionais de educação, já no próximo ano letivo.

Ao “Jornal de Notícias”, Pedro Cunha afirmou que a aceitação tem sido bastante positiva. “Vários mandaram logo e-mails a confirmar o interesse”, referiu o diretor. Pedro Cunha diz ainda que a intenção é, posteriormente, tornar estes primeiros formandos em formadores de outros docentes.

Futuramente, o programa pressupõe o alargamento do curso a todos os centros de formação de professores do país. Tenciona-se que qualquer professor tenha a possibilidade de obter esta formação perto de si.

Segundo Pedro Cunha, em declarações ao JN, o curso será composto por dois módulos. No primeiro, os docentes vão instruir-se de ferramentas para “reconhecer, regular e comunicar as suas emoções” bem como compreender “o impacto que isso tem na forma como desenvolvem a sua atividade profissional”. O diretor do programa Conhecimento afirma ainda o desejo de que a temática venha a fazer parte do currículo de ensino na formação superior de professores.

O segundo módulo, consiste no desenvolvimento destas competências socioemocionais junto dos discentes. As estratégias utilizadas resultam da recolha de resultados nas 100 academias Gulbenkian do Conhecimento. Um destes exemplos é o programa “Calmamente – Aprendendo e Aprender-se”.

“Calmamente” é uma das 100 Academias Gulbenkian do Conhecimento

Implementado pela Associação Mente Principiante, o projeto “Calmamente – Aprendendo e Aprender-se”, que iniciou em 2014, consiste na educação socioemocional dos mais novos. O projeto arrancou com uma disciplina integrada no horário curricular de alunos do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em Matosinhos.

Ao JPN, Andreia Espain, presidente da Associação Mente Principiante, explica, um ano depois do arranque da parceria com a Gulbenkian, os “ótimos” resultados obtidos e fala com orgulho do “grande crescimento” do programa. As técnicas mostraram-se “muito eficazes” no desenvolvimento de competências emocionais e sociais junto dos alunos.

“O feedback que nós temos quer das famílias quer das famílias quer das escolas quer dos participantes, que é o mais importante, tem sido excelente. Portanto, em termos de capacidades, de competências, de aquisição de competências tem sido realmente muito bom”, afirma Andreia Espain, responsável pelo programa.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha