Em consequência dos mais recentes desenvolvimentos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a UEFA convocou uma reunião extraordinária de “urgência” para “avaliar a evolução da situação das últimas 24 horas, de modo a tomar as medidas necessárias”, explicou a entidade em comunicado.
Segundo vários órgãos de comunicação internacionais, como a Sky Sports e a Reuters, a reunião marcada para sexta-feira vai servir também para oficializar a retirada da organização da final da Liga dos Campeões à Rússia.
A final da Champions deste ano está agendada para o dia 28 de maio, no Estádio Krestovsky- conhecido como Gazprom Arena -, em São Petersburgo.
Face às agressões russas a acontecer em diversas cidades da Ucrânia, a Liga ucraniana de futebol, que seria retomada na sexta-feira (25) após a pausa de inverno, foi adiada por pelo menos 30 dias pela entidade organizadora depois do Presidente da Ucrânia introduzir a lei marcial no país durante noite de quarta (23) para quinta (24).
O Manchester United, que jogou na quarta-feira (23) contra o Atlético de Madrid na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, tinha voo marcado para Espanha com a companhia aérea russa Aeroflot, por ser um dos muitos patrocinadores do clube.
A equipa inglesa cancelou esta viagem, optando por viajar com a Titan Airways. Segundo o site The Athletic, esta decisão teve por base o conflito que está a decorrer entre a Rússia e a Ucrânia.
Patrocínios em risco
Outra dúvida que se coloca devido aos mais recentes eventos entre a Rússia e a Ucrânia dizem respeito ao patrocínio da Gazprom, uma vez que a maior empresa de serviços energéticos da Rússia é um dos maiores patrocinadores da UEFA. O CEO, Alexander Dyukov, foi mesmo eleito para o Comité Executivo da UEFA em abril de 2021, pouco depois a UEFA renovou a sua parceria com a empresa, que dá nome ao estádio de São Petersburgo.
Só entre 2018 e 2021, a empresa russa terá valido mais de 40 milhões de euros à entidade de futebol. Da reunião desta sexta-feira talvez saia algum desenvolvimento sobre a matéria.
Artigo editado por Filipa Silva