De uma parceria entre a Rádio Renascença e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), nasce o Grande Prémio do Jornalismo Jovem, que, em quatro categorias, pretende distinguir trabalhos de jornalistas até aos 35 anos que se foquem sobre os desafios e problemas enfrentados pelas gerações mais jovens atualmente.

O prémio surge para distinguir “os melhores trabalhos jornalísticos publicados em português, em órgãos de comunicação sociais portugueses”, cujo foco sejam os principais dilemas que envolvem a juventude, explica o Grupo Renascença Multimédia através de comunicado

O Grande Prémio do Jornalismo Jovem prevê distinções em quatro categorias. Dessas, as três principais são abertas a todo o tipo de órgãos de comunicação e todos os jornalistas, exceto aqueles que trabalham na Renascença:

• o Prémio Rádio, no valor de 2.500 euros, procura trabalhos que explorem as potencialidades do áudio, criados a pensar na emissão em FM, recorrendo a potencialidades da narrativa, através da palavra, música, ruído ou silêncio. Os trabalhos devem ter uma duração máxima de 25 minutos;
  • o Prémio Multimédia, no valor de 2.500 euros, para formatos de grande dimensão, produzidos para a internet e que cujas narrativas combinem fotografia, vídeo (som) e texto;
  • e o Grande Prémio Jornalismo Jovem Renascença/Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o valor de 1.000 euros, recebidos por um dos premiados nas duas categorias acima – o valor acumula aos 2.500 euros do Prémio Rádio ou Multimédia, totalizando 3.500 euros.

A quarta categoria, Grande Prémio Renascença, irá apenas premiar trabalhos desenvolvidos por jornalistas da estação, com um valor de 2.500 euros. A rádio apresenta esta categoria “por uma questão de transparência”, uma vez que, sendo “uma das entidades promotoras do concurso”, os respetivos jornalistas “têm uma categoria própria a que podem concorrer”.

Os trabalhos devem ter sido publicados entre 1 de setembro de 2021 e 1 de setembro de 2022, tendo os participantes de apresentar as suas candidaturas até 15 de setembro deste ano, enviando-os por correio para a redação da Renascença. O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.

Os trabalhos serão avaliados por um júri com cinco membros: um representante da Renascença; um representante da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; e três professores dos principais cursos superiores de jornalismo portugueses – Ciências da Comunicação nas Universidade do Minho e na Universidade do Porto e Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa. Poderão ser atribuídas até duas menções honrosas, sem prémio monetário.

O Grande Prémio do Jornalismo Jovem surge entre as preparações para as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, em Lisboa. A parceria da Renascença com a SCML prevê também a realização de uma conferência dedicada à juventude, em data a anunciar.