Como nas histórias de fantasia, também aqui existem vestidos longos, fatos de gala e a valsa é dançada num enorme salão requintado. O Club Portuense foi fundado em 1857 por um conjunto de personalidades da cidade do Porto, entre os quais se encontravam proprietários, homens de governança da cidade e diversos estrangeiros. É um clube privado de homens, onde a entrada só é permitida por convite.

De entre todos os eventos sociais que se realizam no Club e que juntam os seus sócios, o mais emblemático e aguardado é o Baile das Debutantes. Esta cerimónia foi criada, especialmente, para as filhas dos sócios do Club Portuenses que, quando fazem 16 anos, são apresentadas à sociedade através de um baile, onde dançam uma valsa com o seu pai, avô ou familiar direto. 

O JPN falou com algumas antigas debutantes (e uma futura), que nos contam como é viver este momento, que envolve preparações, treinos e provas de vestidos. 

Artigo editado Filipa Silva e Tiago Serra Cunha

Este artigo integra uma série de conteúdos planeados no âmbito da atividade Editor por um Dia, este ano a cargo da jornalista Mariana Correia Pinto, do jornal “Público”.