Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são o serviços do INEM responsável por atender e avaliar, de forma rápida e eficaz, as chamadas de emergência médica. Na semana em que se assinalou o Dia Europeu do 112, o JPN foi conhecer os rostos por detrás das vozes que estão do outro lado da linha.

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são Centrais de Emergência Médica do INEM em funcionamento no Porto, Lisboa, Coimbra e Faro. Todas as chamadas feitas através do número 112, quer sejam situações de urgência ou emergência médica, são transferidas para os CODU que atendem e avaliam os pedidos de socorro, sempre com o objetivo de prestar ajuda de forma rápida e eficaz com os recursos adequados a cada ocorrência.

Em média, segundo o INEM, são atendidas 174 chamadas por hora. As equipas são formadas por médicos e técnicos de emergência pré-hospitalar com formação específica que asseguram atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro (motas, ambulâncias de socorro, viaturas médicas e helicópteros).

O JPN visitou, na terça-feira de Carnaval, o CODU do Porto e viajou a bordo de uma ambulância para testemunhar como funciona, em tempo real, o sistema de urgência pré-hospitalar do país. 

Editado por Filipa Silva