Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido, foi aprovado no teste de propriedade e direção da liga inglesa, exame obrigatório para qualquer novo proprietário ou diretor.

Old Trafford Manchester United

Venda dos 25% do clube inglês ao empresário britânico ainda dependem da aprovação da FA. Ratcriffe será responsável pelas equipas de futebol do Manchester United e vai investir 300 milhões de dólares no clube. Foto: Paulo/Flickr. Foto: Paul/Flickr

A Premier League aprovou a aquisição de 25% do Manchester United, além de um investimento de 300 milhões de dólares, por parte do empresário Jim Ratcliffe. O aval da liga inglesa para o negócio, avaliado em 1,25 mil milhões de libras, foi anunciado na terça-feira (14).

Esta foi a primeira aquisição de um clube da Premier League desde a mudança nas regras de supervisão, em março de 2023. O acordo entre United e Ratcliffe tinha sido anunciado no final do ano passado, mas ainda dependia de aprovação. A venda também terá que passar pelo crivo da Federação de Futebol da Inglaterra (FA).

Jim Ratcliffe, o novo “dono” do futebol do Manchester United

Jim Ratcliffe, de 71 anos, vai assumir o controle do futebol dos red devils, incluindo o futebol masculino, feminino e as categorias de formação. O homem mais rico do Reino Unido é o fundador, presidente e acionista maioritário do grupo INEOS, um dos maiores grupos da indústria petroquímica.

O investimento de 1,25 mil milhões de libras na aquisição dos 25% das ações do Manchester United, o seu clube do coração, será feita pela Trawlers United, que também pertence ao empresário. A família Glazer continua a ser a detentora maioritária do clube inglês.

Em torno da aquisição também se gerou alguma polémica, uma vez que o grupo INEOS, do empresário, enfrenta acusações de diversas violações contra o meio-ambiente. Isto porque a empresa depende do uso de combustíveis fósseis, associados ao aquecimento global e, consequentemente, à crise climática. De acordo com a ONG Client Earth, a empresa, que não divulga as suas emissões de gases com efeito de estufa, terá emitido, só em 2019, cerca de 3,2 milhões de toneladas de gás carbónico através da sua maior fábrica. Derrames de óleo, químicos e lixo também são ligados ao conglomerado.

Detentor de uma fortuna estimada em 17,5 mil milhões de libras, segundo a “Forbes”, Ratcliffe é acusado por alguns de investir no desporto para limpar a sua imagem como poluidor. A INEOS também é dona do Nice, da França, do Lausanne-Sport, da Suíça, além de ser a principal parceira da Mercedes, equipa de Fórmula 1, e dona de uma equipa do World Tour do ciclismo, a INEOS Granadiers, antiga Sky. A marca também está ligada a desportos como a vela, o atletismo e o rugby.

As primeiras mudanças de Ratcliffe

Mesmo que não se tenha reforçado com qualquer jogador na última janela de inverno, o Manchester United terá acertado a transferência de dois profissionais que devem mudar a realidade do clube. Omar Berrada chega ao Teatro dos Sonhos para ser o novo CEO do clube. O profissional deixou o City Group, detentor do grande rival dos red devils, o Manchester City, além de outras dez equipas, depois de nove anos no cargo.

Outro nome que pode ser contratado pelo clube é Dan Ashworth, diretor de futebol do Newcastle, segundo o “The Athletic”. Ainda de acordo com o jornal, o também ex-diretor do Brighton é um dos grandes desejos para o novo projeto do United, principalmente, em termos de novas contratações. Ashworth foi responsável pelas contratações de alguns dos mais promissores jogadores da Premier League, como Moisés Caicedo, Alexis Mac Allister e Alexander Isak.

Editado por Filipa Silva