Iniciativa quer tornar sustentável a ação de todos os campos da engenharia. Ao longo de três anos, FEUP quer aprofundar abordagem da sustentabilidade nos cursos que leciona.

O projeto EDS@FEUP foi apresentado esta sexta-feira na faculdade. Foto: Mariana Figueiredo

Foi lançado esta sexta-feira um projeto coordenado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável na formação de engenharia. Chama-se EDS@FEUP e visa garantir que “os engenheiros do futuro são melhores do que os atuais engenheiros”, como explicou o diretor da instituição, João Falcão e Cunha, ao JPN.

A primeira fase do EDS@FEUP consiste na formação de um grupo-piloto, constituído por cerca de 30 docentes. Os professores em causa vão receber formação de investigadores nacionais e estrangeiros na área da sustentabilidade.

“Os docentes formados, juntamente com a comissão executiva e a comissão de acompanhamento do projeto, farão a integração da EDS nos planos curriculares dos ciclos de estudos da FEUP selecionados, através da adaptação dos conteúdos de unidades curriculares existentes e da criação de novas UCs de natureza transversal com conteúdos programáticos de referência”, explica a instituição em comunicado.

A FEUP planeia aumentar em todos os campos da engenharia o conhecimento e a experiência relacionadas com a sustentabilidade. Para este efeito, o diretor frisa que a incorporação de conceitos sustentáveis nas “cadeiras” da FEUP vai ser aprofundada nos próximos anos. Salvaguarda, contudo, que a sustentabilidade deve ser abordada de forma distinta, em função de cada curso.

Vão ser desenvolvidas competências gerais, mas também ao nível da conceção de produtos, com vista à respetiva reutilização, reduzindo o impacto ambiental da engenharia.

Para sustentar esta ideia, o diretor da FEUP apresentou o exemplo da extração de lítio. É um elemento essencial para as baterias elétricas – e daí para a mobilidade sustentável -, mas cuja extração deve ser feita de forma menos danosa para o ambiente.

A iniciativa está formulada em alinhamento com as 17 metas para um desenvolvimento sustentável, delineadas pela ONU.

A sessão de lançamento do projeto ocorreu esta sexta-feira, na FEUP, e contou com a participação de Jordi Segalás, diretor do Departamento do Instituto de Pesquisa para Ciência e Tecnologias da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC). A instituição catalã é uma das parceiras da FEUP no desenvolvimento do projeto e trabalha há várias décadas na educação para o desenvolvimento sustentável.

A UPC foi uma de nove universidades em toda a Espanha a fazer parte do projeto EDINSOST (Education and Social Innovation for Sustainability. Training in Spanish Universities of professionals as agents of change to face the challenges of society) que decorreu entre 2016 e 2018. O objetivo era assegurar o aumento da inovação no ensino, com vista a “providenciar a futuros graduados as capacidades necessárias” para tornar a sociedade mais sustentável, como se refere no site do projeto.

Jordi Segalás mencionou as vantagens de um ensino mais dinâmico, numa lógica de campus lab, isto é, a utilização da faculdade como laboratório de experimentação e promoção da sustentbilidade junto da comunidade académica.

João Falcão e Cunha destaca que a iniciativa pretende abranger não só professores, mas também estudantes, bem como toda a comunidade académica. Na mesa redonda organizada esta sexta-feira, assinalou que o desenvolvimento sustentável deve ser uma preocupação de todos e não apenas dos engenheiros.

Nos próximos três anos, a FEUP propõe-se também desenvolver iniciativas para o público especializado e não especializado.

Artigo editado por Filipa Silva