É já este sábado, 22 de outubro, que tem lugar na Super Bock Arena a primeira edição do evento "Rock à moda do Porto". Sobem a palco cinco nomes incontornáveis da música rock da Invicta: GNR, Clã, Zen, Pluto e Três Tristes Tigres.

Rui Reininho, vocalista dos GNR. Foto: José Miguel Soares/JPN

Desde os anos 80 que a Invicta é solo fértil em projetos de rock nacional. Como tal, a primeira edição do “Rock à moda do Porto”, evento que reúne cinco bandas da cidade numa única noite, era algo à espera de acontecer.

O evento pretende “celebrar a essência do Porto, das suas gentes e da sua música” e homenagear o “punhado de história de bandas de rock, que resistiram ao passar das modas e, ainda hoje, palpitam no coração de um país inteiro”, como referem os promotores no comunicado de imprensa.

O alinhamento abre às 19h30, ao som da música dos Três Tristes Tigres, banda formada nos anos 90 por Ana Deus, depois da sua saída dos BAN. A banda reuniu-se em 2017 e editou, em 2020, “Mínima Luz”, último disco. Como a pandemia impediu os novos temas de chegarem aos concertos, prevê-se que o espetáculo misture a apresentação ao vivo de temas mais recentes, sem deixar de fora clássicos como “O Mundo a meus pés”.

De seguida, às 20h45, são os autores de “Problema de Expressão” e “Sopro do Coração”, Clã, subir ao palco. Conhecidos por se reinventarem a cada disco, sempre sem perder a identidade, são já um dos nomes maiores do panorama musical nacional. Da estreia com “Lusoqualquercoisa” a “Véspera”, último disco, vão 24 anos de êxitos que vão certamente ecoar na Super Bock Arena.

Qualquer evento chamado “Rock à moda do Porto” estaria incompleto sem os GNR. O lendário grupo do Porto começa a tocar às 22h15, num concerto que é parte da tour “40+1”, que celebra os 41 anos de carreira da banda.

Às 23h45, é a vez dos enérgicos Zen. Apesar de terem interrompido, devido a divergências internas, o percurso da banda em 2007, a reedição do disco “The Privilege of Making the Wrong Choice”, acabou por dar uma segunda vida ao grupo. Depois de uma passagem efusiva pelo North Music Festival, Gon e companhia voltam a levar temas como “U.N.L.O” a um dos grandes palcos portuenses.

Às 00h45, serão os Pluto a encerrar o alinhamento. A banda que Manel Cruz e Peixe formaram depois dos Ornatos Violeta regressou, 18 anos depois, e traz consigo o único álbum editado “Bom dia”.

Inicialmente, estava previsto que o “Rock à moda do Porto” tivesse lugar esta sexta-feira (21), mas a data foi mudada para não coincidir com o dérbi Porto-Benfica. Os bilhetes para o evento ainda estão à venda e têm preços que variam entre os 2o euros para pessoas com mobilidade reduzida, 29 euros para a plateia em pé e 35 euros para o balcão. Os ingressos comprados para a data antiga são válidos para sábado.

Artigo editado por Filipa Silva