O candidato do PT foi eleito pela terceira vez. O derrotado Jair Bolsonaro tornou-se o primeiro presidente a falhar uma reeleição e ainda não comentou a derrota.

Lula foi eleito Presidente do Brasil, 20 anos depois do primeiro mandato. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A margem foi mínima (1.8%), mas chegou. Lula da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), voltou a vencer as Eleições Presidenciais do Brasil, à segunda volta, 20 anos depois do primeiro mandato. Lula conseguiu 50,9% dos votos contados este domingo (30) e derrotou o atual Presidente, Jair Bolsonaro, que obteve 49,1%.

No discurso de vitória, Lula agradeceu o apoio de Simone Tebet (candidata que ficou em terceiro lugar na primeira volta) e sublinhou que a vitória não seria sua ou do partido, mas sim “vitória de um imenso movimento democrático”. O candidato do PT prometeu, ainda, que será “o Presidente de todos os brasileiros” e apontou o combate à pobreza como o ” compromisso mais urgente”. “Não podemos aceitar que famílias inteiras durmam nas ruas, expostas ao frio e à violência”, afirmou. 

Aos 77 anos, Lula da Silva torna-se, assim, o primeiro Presidente do Brasil a contar três mandatos, desde 1964, ano em que começou a Ditadura Militar. Jair Bolsonaro, por sua vez, torna-se o primeiro Presidente da História do Brasil a tentar a reeleição e a sair derrotado nas urnas.

Na primeira volta, o candidato do PT já tinha sido o mais votado nas eleições, com 48,43% à frente de Bolsonaro que somou 43,20% dos votos.

À hora de publicação do artigo, Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições, marcando a primeira vez desde 1998 que um candidato não se manifesta publicamente sobre as eleições. Segundo a Folha de S.Paulo, às 22h06 (1h06 de segunda, em Portugal continental), já as luzes do palácio residencial se desligavam.

Lula da Silva deverá tomar posse a 01 de Janeiro de 2023.

Os políticos portugueses congratularam Lula

Em Portugal, da esquerda à direita, os representantes políticos não tardaram em congratular o candidato do PT pela vitória nas urnas.

Numa nota publicada no portal oficial da Presidência da República Portuguesa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou do mandato de Lula – a começar em janeiro – como um “período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados.”

António Costa revelou, no Twitter, que encara “com grande entusiasmo” o trabalho conjunto dos dois países, quer “em prol de Portugal e do Brasil”, quer “em torno das grandes causas globais”.

Em nome do PSD, Luís Montenegro também congratulou Lula da Silva e expressou “profundo desejo” de que o Brasil “inicie uma nova etapa de desenvolvimento, conciliação e paz social”.

A única reação pública negativa à vitória de Lula veio do líder do Chega, André Ventura. “Que tristeza. Um país irmão rendido a um candidato corrupto e ex-presidiário”, pode ler-se no Twitter de Ventura.